Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 05-04-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Primeiro prémio de jornalismo na área da Doença Renal Crónica

    A Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) lançou, no âmbito do Encontro Renal de 2012, que decorreu até ao passado dia 31 de março em Vilamoura, um Prémio Anual de Jornalismo, com o patrocínio do Abbott Laboratórios, que tem por objetivo incentivar e reconhecer o interesse e qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da doença renal crónica.

    Este prémio, o primeiro na área da Nefrologia, destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal continental e nas Regiões autónomas da Madeira e dos Açores, cujos trabalhos sejam publicados entre março de 2012 e Janeiro de 2013, em televisão, rádio, imprensa ou internet. O valor do prémio é de 6 000 euros, repartido igualmente pelos trabalhos vencedores nas quatro categorias aceites para a primeira edição deste galardão do jornalismo de saúde em Portugal.

    O júri será composto por um elemento da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, um elemento do Sindicato de Jornalistas e um elemento de renome nacional, indigitado pela SPN, que esteja ligado ao tema da doença renal crónica. Para efeitos de avaliação dos trabalhos a concurso serão tidos em conta os critérios de coerência com os objectivos do prémio, criatividade, investigação, relevância e qualidade.

    Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação. Na fase mais avançada da evolução da doença, ou estádio 5, surge o esgotamento total das funções renais, que terão de passar a ser substituídas pela diálise ou por um transplante.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].