Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 05-04-2012

    SECÇÃO: Local


    CTT lançam foto-livro nos correios ermesindenses

    Foto ANA MARTA FERREIRA
    Foto ANA MARTA FERREIRA
    “Portugal Connosco” é um projeto que resultou num foto-livro editado pelos CTT e projetado em parceria com a empresa de design nacional BLUG, com vista a revelar Portugal como só os carteiros o conhecem. Na passada sexta-feira, dia 30, o "Portugal Connosco – O Olhar dos Carteiros" foi lançado nos correios de Ermesinde, com a presença de numerosas figuras dos CTT, incluindo dois carteiros, cada um com uma fotografia da sua autoria no livro: Ana Paula Oliveira (autora da fotografia número 33) e Duarte Carneiro Guedes (autor da fotografia número 60). Estiveram também presentes muitos populares, que se deslocaram propositadamente aos correios, ou que simplesmente lá estavam à espera de serem atendidos.

    A ideia surgiu simples e naturalmente: 300 câmaras fotográficas descartáveis foram distribuídas pelo mesmo número de carteiros um pouco por todo o país para que estes fotografassem o melhor/pior/mais peculiar do que pelos caminhos diários encontrassem. No final, cerca de 86 800 fotografias foram recolhidas, 200 das quais integraram o produto final. Manuel Cancela, gestor de clientes, é um grande apoiante desta iniciativa e vê nela claros benefícios. «Os carteiros tiram, todos os dias, uma radiografia ao Portugal real. Vão a sítios onde mais ninguém vai e falam com pessoas com quem mais ninguém fala, e as pessoas merecem conhecer esse lado do país», disse-nos o funcionário dos CTT que, juntamente com Judite Morais, nos deu o seu testemunho acerca do evento. Questionado várias vezes sobre a possibilidade dos lucros da venda do livro poderem ser direcionados para a ajuda de uma causa social, Manuel Cancela responde que «o objetivo do projeto foi apenas mostrar de forma diferente o dia a dia dos carteiros e o modo como as cartas ainda são recebidas. Com este projeto captou-se, em exposição e em livro, a essência do quotidiano de uma profissão tão nobre e ancestral que é a do carteiro».

    O projeto "Portugal Connosco – O Olhar dos Carteiros" resultou na maior recolha de fotografias amadoras alguma vez feita em Portugal e na perspetiva dos carteiros sobre o país envelhecido e rural que é Portugal.

    Por: Ana Marta Ferreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].