Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 22-03-2012

    SECÇÃO: Cultura


    MOSTRA DE TEATRO AMADOR DO CONCELHO DE VALONGO - 2012

    Gil Vicente e Univerdade Sénior animaram Fórum Cultural

    Foto ANA MARTA FERREIRA
    Foto ANA MARTA FERREIRA
    A “Farsa de Inês Pereira” foi a décima peça a ser levada a palco na Mostra de Teatro Amador Valongo 2012, pelo Grupo Dramático da Universidade Sénior do Rotary de Valongo, no passado dia 16 de março. A mais complexa e perfeita peça de Gil Vicente soltou vezes sem conta as gargalhadas de um auditório cheio.

    489 anos depois da sua primeira apresentação, a “Farsa” mostrou-se como uma peça atual, muito graças ao trabalho dos atores do Grupo Dramático e à boa receção por parte do público à comicidade da peça. A história de uma rapariga simples, mas sonhadora, que ambicionava casar com um homem rico e sedutor, mas que acaba por ficar com um homem tipicamente rural, sem maneiras, mas com bom coração, é o mote para todo um enredo de traições e confusões, bem ao estilo do dramaturgo.

    Aspetos a salientar são, sem dúvida, os cenários adequados ao tema e à época, tais como os adereços e os figurinos. De salientar também a profissional e jovial representação dos alunos da Universidade Sénior: destaque para Laura Cruz – Inês Pereira na peça – que nunca saiu de cena (nem da personagem), e que fez a plateia esquecer a sua verdadeira idade, ao interpretar uma jovem com cerca de 20 anos, de forma sublime.

    Finalizada a peça, com um número musical, deslocaram-se ao palco o diretor da Universidade Sénior e o vicepresidente e vereador do pelouro da Cultura da Câmara de Valongo, João Paulo Baltazar, para umas breves palavras de agradecimento e congratulações.

    FICHA TÉCNICA

    Título: “Farsa de Inês Pereira”

    Autor: Gil Vicente

    Encenador: Agostinho Rocha

    Som: Bruno Silva

    Representação: Laura Cruz, Purificação, Margarida Ferreira, Duarte Meneses, Joaquim Ferreira, Celeste Aguiar, Nascimento Pereira, António Aguiar, Luís Oliveira, Maria Carmo Garrido.

    Por: Ana Marta Ferreira

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].