Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2012

    SECÇÃO: Saúde


    NO DIA 8 DE MARÇO CELEBRA-SE O DIA MUNDIAL DO RIM

    Mais de 800 mil portugueses sofrem de doença renal

    foto
    A Sociedade Portuguesa de Nefrologia e a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais assinalam, este ano, o Dia Mundial do Rim com um conjunto de iniciativas de sensibilização, pelo país, que pretendem informar os portugueses sobre as doenças renais, a importância do rastreio preventivo e do diagnóstico precoce.

    Fernando Nolasco, presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia reforça que se estima «que entre 500 e 800 mil pessoas em Portugal tenham algum grau de compromisso da função renal, não estando, a maior parte delas, identificada», e acrescenta: «Quanto mais tarde estas situações forem tratadas, mais problemas iremos ter em evitar que progridam. À medida que os anos vão passando, a doença vai evoluindo e as lesões podem tornar-se irreversíveis».

    Para assinalar o Dia Mundial do Rim, vai realizar-se, no dia 8 de março, ao longo do dia, um rastreio gratuito de tensão arterial e glicemia (principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal), aberto a toda a população, a ter lugar na Praça do Rossio, em Lisboa.

    Nesse mesmo dia, em outras regiões do país, multiplicam-se as iniciativas de sensibilização relativamente à doença renal: em Matosinhos, pelas 16h00, está agendada uma aula de sensibilização na Universidade Sénior de Florbela Espanca, gratuita e aberta aos alunos e a toda a população; em Setúbal, ao longo do dia e em diversos pontos da cidade, vão ser entregues folhetos informativos à população sobre os fatores de risco da doença renal e principais sinais de alerta a ter em conta; em Coimbra, além de ações de rua para alertar a opinião pública para a dimensão do problema, estão previstas sessões de esclarecimentos aos utentes dos Hospitais Universitários de Coimbra.

    No dia 11 de março, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico de Lisboa, decorre, por volta das 16h00, um concerto de encerramento das comemorações do Dia Mundial do Rim, pela Banda Filarmónica da Guarda Nacional Republicana. Esta atuação, de entrada gratuita, destina-se a todos os doentes renais crónicos, os seus familiares, amigos e público em geral.

    Carlos Silva, presidente da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, considera «estas iniciativas muito importantes, não só para o apoio dos doentes com insuficiência renal crónica, mas também para informar todos os portugueses sobre as doenças renais crónicas, as suas formas de prevenção e de tratamento, área onde ainda existe um longo caminho a percorrer».

    Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].