Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2012

    SECÇÃO: Saúde


    Direcção Geral da Saúde e Grupo de Infecção e Sépsis premeiam criatividade sobre “preservação dos antibióticos”

    Promover a inclusão do tema “preservação dos antibióticos” nos planos curriculares e incentivar a realização de trabalhos foi o objetivo do concurso que premiou os dois melhores trabalhos de alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico.

    Incentivar e valorizar a pesquisa e recolha de informação, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de reflexão e espírito crítico foi o principal objectivo do concurso pedagógico “Preserve os Antibióticos, cujos resultados foram ontem, dia 28 de fevereiro, anunciados numa cerimónia que contou com a participação de Ana Maria Correia, representante oficial da Direcção Geral de Saúde e José Artur Paiva, coordenador nacional da DGS para o PNRA (Programa Nacional de Resistência Antimicrobiana).

    Promovido pela Direcção Geral da Saúde (DGS) e pelo Grupo de Infecção e Sépsis (GIS), com o apoio do Ministério da Educação e da Ciência (MEC), esta foi uma iniciativa que colocou em concurso inúmeros estabelecimentos de ensino dos quais se destacaram as Escolas EB.2,3/Secundária Dr. Azevedo Neves, da Amadora, e a Escola Básica de Arouca, vencedoras na categoria de 2º e 3º ciclo, respetivamente.

    Promover a inclusão do tema “preservação dos antibióticos” nos planos curriculares e incentivar a realização de trabalhos foi o objetivo do concurso que premiou os dois melhores trabalhos com vales FNAC no valor de 250 euros e atribuiu menções honrosas à Escola Secundária de Alorne, em Almeirim e à Escola Básica de Arouca. Tendo como base suportes multimédia, os trabalhos selecionados refletem a criatividade e a reflexão dos jovens em torno do tema da preservação dos antibióticos, assim como uma visão multidisciplinar da problemática.

    Segundo José Artur Paiva, coordenador nacional da DGS para o PNRA (Programa Nacional de Resistência Antimicrobiana), «o uso inadequado dos antibióticos é um dos maiores problemas de saúde pública. A sua utilização, sem real necessidade, faz com que o medicamento perca a sua capacidade curativa. É importante promover uma maior consciencialização da sociedade, procurando incutir nos mais jovens uma maior responsabilidade no que se refere à correta utilização de antibióticos».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].