Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2012

    SECÇÃO: Saúde


    RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS PARA PREVENIR DORES NAS COSTAS

    Cuide da coluna durante a condução

    foto
    As posturas incorretas são um dos fatores que contribuem para o aparecimento das dores nas costas, por isso deve cuidar da sua coluna nas mais diversas situações do dia a dia, como na condução, alerta a campanha “Olhe pelas Suas Costas”.

    «Antes de ligar a viatura, o condutor deve verificar se o banco está regulado de forma a permitir que os calcanhares estejam apoiados e os pés cheguem aos pedais facilmente. As costas devem estar sempre encostadas ao banco e o condutor deve sentir-se confortável. Idealmente as coxas devem estar paralelas ao assento, com as ancas e os joelhos fletidos em ângulos rectos», explica o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha “Olhe pelas Suas Costas”.

    «É ainda necessária atenção com o encosto de cabeça, que deve prolongar-se até à altura do topo da cabeça para permitir um melhor alinhamento da coluna vertebral e, em caso de colisão, impedir que haja um movimento brusco na região do pescoço. Em relação aos retrovisores verifique se estão regulados para que consiga ver o trânsito apenas com um pequeno movimento de olhos e/ou cabeça», explica o neurocirurgião.

    E acrescenta: «É fundamental apostar na prevenção das dores nas costas em todas as situações do dia a dia, desde a escolha do calçado mais adequado, postura corporal adotada no trabalho, principalmente se tiver sentado durante muito tempo, passando pela atenção na forma como pega em objetos pesados, até ao investimento na prática pessoal de exercícios que permitam fortalecer os músculos da coluna».

    As dores nas costas são a segunda causa mais frequente das visitas ao médico. As doenças que afetam a coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física.

    Um estudo, realizado no âmbito desta campanha, indica que 28,4 por cento dos portugueses sentem que a sua atividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de terem dores nas costas.

    Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].