Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2011

    SECÇÃO: Destaque


    Speed Recruitment – O rosto de um testemunho

    foto
    A representar o Centro Social de Ermesinde, tive a honra de integrar um grupo de 14 pessoas que participaram num Speed Recruitment que teve lugar no dia 28 de junho de 2011 na Cidade das Profissões, no Porto, e como sempre faço quando são momentos importantes que se cruzam no meu caminho, precisei de registar por escrito a minha passagem por este processo, aos 50 anos de idade.

    Integrar este projeto fez-nos participar em ações de formação que começaram algum tempo antes e que tinham como objetivo dar-nos competências e ajudar-nos a enfrentar este desafio com sucesso: “mostrar o que valemos em 5 minutos”.

    Esta formação foi direcionada para uma valorização pessoal e teve como conteúdos programáticos: balanço pessoal, imagem, apresentação, comunicação, entrevista e avaliação. Teve como resultado uma introspeção: avaliação de quem somos e fazer-nos encontrar o que potencial que tínhamos para oferecer, a experiência, a atitude, a mudança de conceitos, a equipa.

    Foi necessário saber que tipo de empresas se disponibilizaram para nos ouvir, escutar e avaliar.

    Tendo em conta que cada um fará uma leitura própria sobre o que pesquisou, eu pessoalmente registei termos que enriqueceram os meus conceitos sobre visão sistémica, que não é mais do que a capacidade de pensarmos e trabalharmos em equipa, em grupo, pensando como um todo, tal como o corpo humano em que nenhum órgão trabalha de forma independente.

    GALP

    Enfoque no cliente, trabalho de equipa, empreendedorismo e orientação para resultados, desenvolvimento pessoal. Dever de conhecer, defender e promover, coesão interna, diferenciação competitiva e de relacionamento.

    Tempo Team

    Legalidade, competência, formação, parceria, abrangência, inovação.

    Multipessoal

    Prestigio dos clientes, elevada qualidade e inovação, melhoria contínua, ganhos e competitividade, compromisso com clientes, excelência e criação de valor.

    Império Bonança

    Orientação para os resultados, compromisso com o cliente, compromisso com a mudança, integridade, procura da excelência, rigor.

    Helping Hand

    Qualidade, competência e excelência, satisfação do cliente, formação, pensar global e agir local, desenvolvimento dos Recursos Humanos, inovação, legalidade, confidencialidade.

    Bluepoint

    Competência, experiência, preços justos, satisfação total do cliente a 100%.

    Auto Sueco

    Crescimento, excelência, energia, paixão, respeito, qualidade, integridade, meio ambiente, solidez, segurança, empreendedorismo.

    Randstad

    Compreensão e satisfação do cliente/colaborador, soluções práticas e inovadoras, oferta de trabalho especializado, superar expetativas dos candidatos, desenvolvimento e planificação de recursos humanos.

    Ibersol

    Qualidade, segurança, ambiente, recursos humanos qualificados e motivados, expansão.

    Grupo CUF

    Competência, determinação, rigor, qualidade, prazo, valor, inovação, antecipação, capacidade para gerar alternativas, soluções novas, mudança, diferença, desenvolvimento humano, gente que sabe crescer, contributo individual, resultados coletivos, desafio e troca de experiências, ensinar e aprender, saber ouvir e comunicar.

    Estas empresas de visão alargada abriram-nos as “portas da sua casa” num processo de recrutamento pouco usual, vindo ao encontro de pessoas que “ouviram” e “escutaram” e, no que posso referir sobre o que me diz respeito, da competência dos seus representantes ligados seguramente a áreas de Recursos Humanos conseguiram com que emergisse uma experiência profissional que o tempo não descapitalizou e, antes pelo contrário, amadureceu.

    A exemplo do que venho sentindo desde que contactei o Centro de Novas Oportunidades do Centro Social de Ermesinde, que me havia de levar ao ISMAI e agora à Cidade das Profissões, responsável pela organização do Speed Recruitment, só posso dizer que, no final desse dia 28 e concluído que estava o objetivo a que todos nos tínhamos proposto, eu saí, Feliz, porque mais uma vez, a sensação era a mesma: Reconhecimento, Dignidade, Respeito.

    Acredito que para isso contribuiu o facto de todos os que estiveram envolvidos neste acontecimento terem como máxima no seu desempenho a EXCELÊNCIA.

    Pessoalmente e pelas sinergias que senti e foram criadas no seio do grupo que integrei, também pela satisfação e alegria que lhes senti, atrevo-me a pedir-lhes: por favor não parem porque é isso que faz falta a um país que é nosso - ACREDITAR!

    Maria da Glória Soares Leitão

    [email protected]

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].