Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2011

    SECÇÃO: Saúde


    CANCRO DA MAMA, CARCINOMA DA PRÓSTATA, CARCINOMA DO PÂNCREAS OU SARCOMAS DAS PARTES MOLES FORAM ALGUNS DOS TEMAS EM DEBATE. SESSÕES DE RADIOTERAPIA E ENFERMAGEM

    IPO-Porto realiza edição 2011 das Jornadas de Oncologia

    O “estado da arte” e os avanços científicos ao nível do tratamento do Cancro da Mama, do Carcinoma da Próstata, do Cancro do Colo do Útero ou do Transplante de Progenitores Hematopoiéticos de Dador Não Aparentado foram alguns dos temas abordados na 15ª edição das Jornadas de Oncologia organizadas pelo IPO-Porto, nos dias 7 e 8 de julho.

    As Jornadas de Oncologia tiveram início no dia 7 de julho, às 9h00, com os seguintes temas em destaque: a evolução do tratamento do Cancro da Mama inicial, do Carcinoma da Próstata em Doentes de Médio/Baixo Risco e do Cancro do Colo do Útero.

    Também no dia 7 decorreram em simultâneo as sessões de enfermagem, com temas como o Cancro do Colo do Útero, o Cancro da Próstata e Transmissão de Más Notícias. Já no dia 8, as jornadas iniciaramm-se às 8h30, abordando os progressos científicos nas áreas do Transplante de Progenitores Hematopoiéticos de Dador Não Aparentado, do Carcinoma do Pâncreas, do Carcinoma Localmente Avançado, dos Tumores Neuroendócrinos do Pâncreas, do Carcinoma da Cavidade Oral e Orofaringe e dos Sarcomas das Partes Moles. Neste último dia de conferências, decorreram também em simultâneo Sessões de Técnicos de Terapêutica e Radiodiagnóstico, nas quais a radioterapia e a radiologia foram os assuntos centrais.

    INSTITUTO

    PORTUGUÊS

    DE ONCOLOGIA

    O Instituto Português de Oncologia é a maior unidade oncológica do país, tendo sido o primeiro instituto a receber a acreditação como Comprehensive Cancer Centre (CCC), pela Organization of European Cancer Institutes (OECI), o mais elevado escalão na classificação dos Centros de Oncologia.

    Entre janeiro e setembro de 2009 deram entrada no IPO-Porto cerca de 10 mil doentes, dos quais 857 com cancro da mama, 231 doentes urológicos, 190 casos ginecológicos e 789 doentes digestivos.

    As jornadas foram presididas por Machado Lopes, na Comissão Executiva e Laranja Pontes, na Comissão de Honra, e realizaram-se no Hotel Solverde em Espinho.

    PROGRAMA

    DAS JORNADAS

    As jornadas tiveram início na manhã do dia 7, com a Sessão de Abertura e os trabalhos dedicados ao Cancro da Mama. No final houve um período de comunicações livres.

    Da parte da tarde abordou-se o Tratamento do Carcinoma da Próstata em Doentes de Médio/Baixo Risco e o Cancro do Colo do Útero.

    No dia 8 os trabalhos começaram com um período de comunicações livres, seguindo-se os temas Tratamento de Progenitores Hematopoiéticos de Dador Não Aparentado, o Carcinoma do Pâncreas, Carcinoma Localmente Avançado, e Tumores Neuroendócrinos do Pâncreas.

    Para a tarde ficaram os temas Carcinoma da Cavidade Oral e Orofaringe, e Sracomas das Partes Moles.

    A cerimónia de encerramento contemplou também a entrega de prémios.

    As jornadas contaram também com sessões de Terapêutica e Radiodiagnóstico (dia 8) e e sessões de Enfermagem (dia 7). A sessão de abertura de Enfermagem teve uma palestra inaugural, tendo sido depois abordado os tema Cancro do Colo do Útero (Diagnóstico à Doença Avançada). Durante a tarde abordaram-se o Carcinoma da Próstata (Diagnóstico à Doença Avançada) e a Comunicação de Más Notícias.

    Quanto às sessões de Terapêutica e Radiodiagnóstico, após a sessão de abertura abordou-se a Irradiação Corporal Total e Temas Livres de Radioterapia e Medicina Nuclear. Para a tarde ficaram agendadas a Radioterapia Intraoperatória, a Radiocirurgia e Temas Livres de Radiologia.

    Entre os participantes com comunicações contaram-se António Guimarães dos Santos, Mariana Afonso, Teresa Dias, Donzília Brito, Pedro Antunes, Susana Sousa, Isabel Azevedo, Manuel António Silva (Cancro da Mama), Jorge Oliveira, Carlos Brás Silva, Lurdes Trigo, Carla Castro, Joaquina Maurício (Tratamento do Carcinoma da Próstata em Doentes de Médio/Baixo Risco), Vanda Patrício, Mónica Cruz Pires, Alfredo Gouveia, Luísa Carvalho, Rosário Couto, Alexandra Pregal, Noémia Afonso (Cancro do Colo do Útero), Helena Alves, António Campos Júnior, Helena Alves, Susana Roncon, Fernando Campilho, Carlos Pinho Vaz (Transplantes de Progenitores Hematopoiéticos de Dador Não Aparentado), Fernanda Sousa (Carcinoma do Pâncreas),

    Manuela Machado, Olga Sousa, Manuel Fernandes (Carcinoma Localmente Avançado), Pedro Antunes, Hugo Duarte, Ramon Salazar (Tumores Neuroendócrinos do Pâncreas), João Fernandes, Teresa Bacelar, Marisa Lobão, José Dinis, Rui Barbosa, Cláudia Araújo, João Fernandes, Juliana Santos (Carcinoma da Cavidade Oral e Orofaringe), José Flávio Videira, Daniel Fonseca, Mariana Afonso, Manuel Teixeira (Sarcomas das Partes Moles).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].