Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2011

    SECÇÃO: Local


    Loja social em Valongo

    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) inaugurou, no passado dia 4 de julho, a primeira Loja Social do concelho, situada na Avenida 5 de Outubro, n.º 696, nas traseiras do Pavilhão Municipal. Trata-se de mais uma medida de proteção social da autarquia que vai permitir prestar auxílio às famílias carenciadas do concelho, garantindo que estas tenham acesso a bens, como produtos alimentares, bens materiais e até medicamentos.

    A criação desta loja decorre do atual contexto económico e social que, apesar das medidas existentes ao nível da proteção social, em Valongo mantém um número significativo de munícipes com recursos limitados para suprimento de necessidades básicas.

    A Loja Social vai permitir que famílias carenciadas tenham acesso a um conjunto de bens através das seguintes valências:

    a) Banco Solidário – resposta social que consiste na oferta de bens materiais usados ou novos e ainda produtos alimentares a famílias carenciadas, doados por particulares ou empresas à Loja Social;

    b) Banco de Ajudas Técnicas – empréstimo de material ortopédico (camas articuladas, cadeiras de rodas, canadianas e andarilhos) a munícipes residentes no concelho, resultante da adesão efetuada pela Câmara Municipal a campanhas de recolha de tampas de plástico, levadas a cabo por diversas entidades;

    c) Banco do Medicamento – oferta de medicamentos, contra a apresentação de receita médica, através de farmácias concelhias.

    A CMV abre assim as portas da Loja Social às famílias carenciadas (de acordo com sinalização/orientação prévia dos técnicos de Intervenção Social e de acordo com o respetivo Regulamento) e conta com a solidariedade de todos na concretização deste projeto.

    A autarquia encontra-se desde já a receber os seguintes bens para posterior distribuição às famílias carenciadas: vestuário/acessórios, calçado, têxtil, equipamento doméstico/eletrodomésticos, brinquedos, material didáctico, mobiliário, equipamento médico e material ortopédico.

    São vários os parceiros que a Câmara de Valongo, através da Ação Social, conseguiu unir em torno deste projeto, nomeadamente: farmácias Sobrado, Marques da Cunha, Alfena, Travagem, Ascensão, lavandarias Pires, Passado Limpo, 5 à SEC, eletrodomésticos Eduardo Nunes Neves e Rosalar, outro comércio como F. Castanheira & Filhos, E. Leclerc Valongo, Continente, Loja da Clara, Marcar Sport, particulares e voluntários.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].