Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-03-2011

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Kernel Linux 2.6.38

    Linus Torvalds anunciou o lançamento da versão 2.6.38 do kernel. O kernel 2.6.38 inclui suporte transparente a hugepage, escalonamento em grupo por sessão, inúmeras melhorias no Btrfs, significantes melhorias de escalabilidade no VFS, entre outros.

    Fonte: http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_38

    Lançado openSUSE 11.4

    O openSUSE 11.4 já está disponível, trazendo melhorias significativas de desempenho e escalabilidade, processo de boot optimizado e utilização mais eficiente dos repositórios.

    O openSUSE 11.4 traz o kernel 2.6.37, drivers para placas Broadcom, suporte melhorado a tablets Wacom e as versões mais recentes do Xorg e Mesa, propiciando melhor aceleração 2D e 3D.

    O KDE Plasma Desktop 4.6 traz o gerenciamento mais fácil de actividades, possibilidades de criação de scripts para o KWin e melhorias no gerenciamento de rede e dispositivos bluetooth.

    O GNOME 2.32 traz melhorias na usabilidade e acessibilidade e o GNOME Shell (parte do futuro GNOME 3) já está disponível para testes.

    Fonte: http://news.opensuse.org/2011/03/10/opensuse-11-4/

    Novo Livre SO 14-bis

    Foi lançada a nova versão do Livre SO, o 14-bis, continuando com a tradição de adoptar os nomes das invenções de Santos Dumont, nas versões do sistema.

    Livre SO, agora baseado no Debian Squeeze, traz novidades relevantes como o novo repositório com mais de 28 000 pacotes, a última versão do kernel estável disponibilizada (2.6.37.3), a adopção do sistema de arquivos EXT4 como padrão, um suporte melhorado à redes wireless, entre outras melhorias, mantendo o sistema em um CD de apenas 700 MB. Na próxima versão do Livre, provavelmente isso já não será mais possível.

    Fonte: http://livre.wiki.br/debate/index.php/topic,599.msg2276.html#new

    ffmpeg torna-se libav

    O grupo de desenvolvedores que passou a tomar conta da manutenção do projeto FFmpeg há alguns meses decidiu que é apropriado usar um novo nome. O projeto agora será conhecido como Libav. O projeto também publicou um conjunto de regras sobre como a manutenção deve funcionar de agora em diante.

    Fonte: http://lwn.net/Articles/433347/

    GNU Free Call

    GNU Free Call é um novo projecto para desenvolver e implantar serviços de comunicação seguros e auto-organizados ao redor do mundo para uso privado e para administração pública. Usa o protocolo de padrão aberto SIP e o GNU SIP Witch para criar redes seguras ponto-a-ponto via mesh.

    Fonte: http://planet.gnu.org/gnutelephony/?p=14

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].