Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2010

    SECÇÃO: Destaque


    Hospital de Valongo apresentou em conferência de imprensa resultados positivos do exercício

    Segundo anunciou a Administração em conferência de imprensa realizada no Hospital de Valongo na passada quinta-feira, dia 11, os custos deste estabelecimento de saúde terão baixado e a produção aumentado nos primeiros seis meses de exercício do actual Conselho de Administração.

    Este, que é presidido por António Ferreira desde Abril de 2010, terá obtido um ano muito positivo do exercício, tendo-se verificado, segundo os dados apresentados uma «diminuição de custos (11,44% no global)», resultante sobretudo das parcelas referentes às comunicações fixas (15%), consumo clínico (10%), consumos hoteleiros (22%), consumo administrativo (13%), água (10%) e energia (15%).

    Ainda segundo a Administração do hospital, os indicadores de produtividade registaram «um aumento do número de consultas, de serviços ao domicílio e do número de intervenções cirúrgicas».

    Por exemplo os indicadores do Serviço de Urgência revelam que a taxa de abandono das urgências – utentes que desistem de esperar e se vão embora sem ser atendidas) diminuiu mais de 40%.

    Por seu lado, o número de reclamações dos utentes referentes ao funcionamento do Hospital terá também diminuído mais de 35%.

    Para o Conselho de Administração do Hospital de Valongo «estes dados só são possíveis porque a acompanhar as medidas de gestão existe um conjunto de profissionais no Hospital de Valongo (médicos, enfermeiros, administrativos e auxiliares) altamente motivados e empenhados em fazer um serviço de excelência com o mínimo de custos».

    HOSPITAL DE VALONGO

    LANÇA SMS DE ALERTA

    PARA CONSULTA EXTERNA

    O Hospital de Valongo anunciou também que iniciou um sistema de aviso por sms aos seus utentes com consultas marcadas. Este serviço funciona desde o passado mês de Outubro. Um utente que tenha consulta marcada no hospital recebe com uma semana de antecedência confirmação da data e hora da consulta, permitindo também que o utente confirme a sua presença.

    A medida é aplicada a todas as consultas, seja qual for a valência clínica, e seja em caso de primeira consulta ou consulta posterior.

    Com esta medida, «que vai melhorar o serviço prestado» pelo Hospital de Valongo aos seus utentes, o Conselho de Administração espera também conseguir uma diminuição de custos directos em gastos postais e uma melhoria da produtividade, dado que «o número de consultas, desde que o sistema passou a funcionar em pleno, aumentou 20%».

    O Conselho de Administração do Hospital de Valongo continua a preparar «a criação do Centro Hospitalar que resulta da fusão do Hospital de São João e do Hospital de Valongo, o que se prevê vir a concretizar-se no primeiro trimestre de 2011».

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].