Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-09-2010

    SECÇÃO: Crónicas


    foto

    É triste não saber ler!...

    Quando fixei arraial na cidade do Porto, para frequentar a Faculdade de Ciências, tinha por suposto dos portuenses:

    Eram ilustrados; viviam dos negócios e comércio; não passavam necessidades, remediados ou ricos; andavam em autocarros e em eléctricos, que tinham campainhas para avisar as pessoas da rua – lembrando o ferreiro a bater o aço!

    As gentes eram bem falantes, ainda que “à Porto”. Na terra de doutores e engenheiros não havia falta de instrução. Os cinemas e o Teatro Experimental do Porto tinham lotações esgotadas! Nos cafés liam-se jornais ou os estudantes os fascículos das sebentas, além dos convívios e das bilharadas. O café Avis era o protótipo dos estudantes endinheirados e o Estrela dos remediados O Imperial servia os negociantes e funcionários, da cidade da azáfama e do trabalho. A leitura dos jornais, nos cafés, era uma vista de olhos para saber as últimas, ver o artigo de fundo e os de opinião, a beliscarem a política. A pressa era tal que os ardinas emprestavam os vários jornais, a troco de gorjeta, no retorno. À noite, a passagem das notícias no placard do edifício das Cardosas tinha muitos leitores. Logo a praga do analfabetismo não devia existir nos tripeiros.

    Não era necessário frequentar os Fenianos ou o Ateneu para se apanhar banhos de cultura. Ao transmontano-duriense, para cá do Marão, bastava o bulício da cidade, o passeio dos Tristes, os cinemas, a Ribeira, a Foz do Douro, para receber outro modo de estar e habitar, sem esquecer as necessidades do antigo meio, e de Miguel Torga escrever Doiro, na vez de Douro, e o gosto de ver filmes para a adaptação ser efectiva e aceitar os novos actos de culto.

    Se os cinemas da Baixa, continuavam com filmes vistos, era preciso apanhar o eléctrico para ir ao Vale Formoso ou ao Vitória. E as Matinés? Quando acabavam as frequências, as do Carlos Alberto tinham mais espectadores do que os anfiteatros das aulas! Aos domingos, assistir às saídas do Batalha ou Olímpia era um ritual! As do “S. Charles”, sendo baratas, e por passarem dois filmes, e tão perto da Faculdade, enchiam-se de estudantes ( só rapazes ) , trolhas e caixeiros de folga ou desempregados. Eram muito animadas e divertidas. O interagir dos espectadores com as imagens era frequente. Apenas um exemplo: o artista entra incauto em casa, onde o vilão, escondido, o esperava atrás da porta!, logo se podia ouvir:

    – Cuidado!?... O bandido está detrás da porta!

    Ir às matinés do cinema Trindade não era normal. Os bilhetes eram caros e a gente chique: estudantes abastados, mães-família (com as filhas) e “diplomatas”!

    Um dia, de mesada mais folgada, comprei um 2º balcão. Dia aziago. Nas cadeiras, ao lado, um espectador lia as legendas para o outro (!). Fiquei tão admirado e incomodado que perdi o preço do bilhete e o filme. Abandonei a sessão, pensando:

    Como é triste não saber ler! ...

    Por: Gil Monteiro

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].