Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    Sabia que já há em Portugal um Mestrado em Open Source?

    O Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em cooperação com a UOC – Universidade Aberta da Catalunha, lançou este ano o Mestrado em Open Source, MOSS.

    foto
    No site daquele estabelecimento de ensino fundamenta-se o novo curso: «O software Open Source tem vindo a ganhar uma importância crescente em todos os quadrantes das Tecnologias da Informação. Este tipo de software é hoje largamente utilizado nas áreas de suporte, infra-estrutura e aplicacional. Em simultâneo, o mercado tem criado pressão na procura de profissionais que entendam o modelo, a tecnologia e o enquadramento em que este software pode ser eficazmente utilizado para benefício das organizações.

    Seja para o procurement de soluções informáticas, para a gestão de projectos que o incluam ou na escolha de um modelo Open Source para a disponibilização dos produtos da empresa, importa mais no que nunca ter uma formação de qualidade e dada por reputados especialistas com experiência em Open Source.

    Este mestrado tem os seguintes elementos diferenciadores:

    – Foco e âmbito bem definido no software Open Source com a garantia de qualidade do ISCTE e a reconhecida competência na área dos docentes do Departamento de CTI – importantes actores da comunidade OSS em Portugal na última década (Linux, PHP, CMS,...).

    – Apesar de centrada na área das Tecnologias da Informação, as matérias abordadas incluirão também as áreas da Economia e Direito.

    – Mestrado em regime concentrado, com duas disciplinas em blended-learning, com exigência de presença física em reduzido horário, permitindo a compatibilização com actividade profissional e/ou com localizações geográficas fora de Lisboa.

    – Parceria com a UOC – Universidade Aberta da Catalunha, universidade líder em Espanha em formação à distância, e com um mestrado em Open Source com 7 anos de actividade passada.

    Esta parceria dá uma dimensão internacional ao Mestrado essencial no contexto global do OSS.

    O Mestrado em Open Source Software, já enquadrado segundo o regime de Bolonha, é reconhecido pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior e confere o grau oficial de Mestre.

    DESTINATÁRIOS

    foto
    O Mestrado em Open Source Software destina-se a profissionais ambiciosos que desejem adquirir formação que lhes permita evoluir na carreira e atingir os seus objectivos.

    Os interessados deverão possuir uma licenciatura (pré-Bolonha ou actual 1º ciclo) podendo a mesma ser em áreas não directamente relacionadas com a informática. Contudo, conhecimentos base de informática e domínio dos conceitos principais são requisito para a frequência do mestrado, podendo os mesmos ter sido adquiridos por via académica ou profissional.

    Os seguintes perfis encontrarão no MOSS uma oportunidade única:

    – Quadros médios e superiores de empresas e administração pública que pretendam uma formação base sólida em arquitecturas, modelos económicos, comunidade e aspectos práticos do software Open Source.

    – Gestores de Projecto que lidem com tecnologias Open Source e que pretendam dotar-se de competências e soft skills para melhor lidar com os desafios inerentes à gestão de pessoas e definição de arquitecturas com base em componentes OSS.

    – Recém-licenciados do 1º ciclo de Bolonha que pretendam ingressar no mercado de trabalho para prosseguir os estudos de forma a adquirir o título de Mestre.

    – Developers, administradores de sistemas e técnicos de informática em geral que embora dominando outras tecnologias (MS Windows, .NET, C#,...) pretendam fazer a transposição dessas competências para o mundo Open Source.

    Investigadores em Computer Science que pretendam desenvolver investigação em tópicos Open Source».

    PLANO DE ESTUDOS

    O plano de estudos inclui matérias como Introdução ao Software de Código Aberto, Fundamentos de Sistemas Operativos de Código Aberto, Disseminação de Software de Código Aberto.

    Introdução ao desenvolvimento de Software de Código Aberto, Redes de Computadores em Ambientes de Código Aberto, num primeiro semestre, e Bases de Dados em Ambientes de Código Aberto, Desenvolvimento de Aplicações Web, Segurança em Redes de Computadores, Modelos de Negócio e Economia do Software de Código Aberto, e Engenharia de Software em Ambientes de Código Aberto no segundo semestre.

    O grau concedido é o de Mestre em Open Source Software, e será atribuído pelo ISCTE a quem obtiver aprovação nas unidades curriculares da componente escolar, aprovação nas unidades curriculares obrigatórias do período de Apoio à Investigação e aprovação na dissertação.

    A frequência com êxito das unidades curriculares do plano de estudos será certificada mediante atribuição de um diploma de Curso de Pós-graduação em Open Source Software.

    A Comissão Coordenadora do Mestrado é constituída pelo Prof. Doutor Carlos Costa (coordenador científico), Mestre Paulo Trezentos e Prof. Doutor Mário Romão, Prof. Doutor Carlos Serrão, Prof. Luís Arriaga da Cunha e Mestre Mário Valente.

    Por: AVE

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].