Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-12-2009

    SECÇÃO: Editorial


    foto

    Ano Novo, vida nova!

    É sempre assim, com ou sem ritual das uvas passas e do brinde ao Ano Novo, um princípio e um fim…

    Como é importante a sequência do tempo, a regra, ano após ano, quatro estações, doze meses e cada dia e cada hora!...

    O tempo, essa dimensão quase oculta que gere este mundo inquantificável, tal como a corrente do pensamento que nos vem à memória sempre que olhamos para o caudal de um rio, sempre diferente, numa corrida contínua para o mar, talvez para o infinito…

    A vida é isto mesmo, independentemente dos obstáculos, naturais ou provocados, onde tropeçamos no dia a dia.

    Gosto dos rios tortuosos, dos rios de montanha onde se ouve o cantar das águas nos malhões, deixando marcas que o tempo se encarrega de dar forma e sentido.

    Atrai-me a força das águas que, na sua teimosia e persistência, é capaz de derrubar montanhas, brotando por entre pedregulhos pequenos fios de água que vão crescendo, crescendo, até formar o caudal do rio.

    É a imagem da vida cheia de tropeços naturais ou lançados ao rio, por acidente ou de propósito. É nesta luta dia após dia, lendo nos pedregulhos que nos lançam, nas intenções encobertas, que a vida ganha o fulgor e a força das cheias que alimentam os campos, que fazem mover os moinhos que transformam os cereais em pão.

    Mais um ano, mais uma oportunidade nas nossas vidas, mais um combate contra roturas e atropelos, mas acreditando sempre que vai ser melhor, que somos capazes de lutar para que a vida seja mais vivida!

    Não consigo concretizar esse melhor, que é tão relativo de pessoa para pessoa, de lugar para lugar, mas é importante que cada um acredite que pode ser melhor, para si e para os outros. Que não a podemos reduzir à nossa “vidinha”, que somos todos responsáveis por tudo aquilo que poderíamos fazer e não fizemos, hoje, amanhã e depois, e é esse somatório de pequenas coisas do dia a dia que pode fazer toda a diferença.

    É dentro deste espírito que “A Voz de Ermesinde” deseja um Bom Ano a todos os nossos leitores e à nova Direcção do Centro Social de Ermesinde.

    Por: Fernanda Lage

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].