Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-11-2009

    SECÇÃO: Saúde


    Diagnóstico precoce e abordagem multidisciplinar determinantes na cura

    Tumores neuroendócrinos do aparelho digestivo debatidos no Porto

    A prevalência dos tumores neuroendócrinos está a aumentar e os estudos revelam que este é um tipo de tumor de difícil diagnóstico, mas cuja detecção precoce e a abordagem multi-disciplinar contribuem para o processo de cura e a melhoria da qualidade de vida dos doentes. Preocupados com este cenário, vários especialistas nacionais e internacionais reúnem-se nos próximos dias 16 a 18 de Novembro no XXI Encontro Internacional de Cirurgia que irá decorrer num hotel do Porto, organizado pelo Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE.

    O tema será debatido na Mesa Redonda “Tumores Neuroendócrinos do Aparelho Digestivo” que decorrerá no dia 16 de Novembro, pelas 15h30, e contará com um painel de especialistas de várias áreas científicas, desde a Endocrinologia, Gastrenterologia e Patologia Clínica. A abordagem multidisciplinar apresenta-se fundamental para a aproximação a esta patologia, visto que os tumores neuroendócrinos do aparelho digestivo – carcinóides ou pancreáticos – se desenvolvem no estômago, intestinos e pâncreas, afectando um grande número de funções interligadas no organismo.

    A criação de um quadro de referenciação especializado revela-se determinante para fazer face à situação de aumento da prevalência dos tumores neuroendócrinos e superar a dificuldade de diagnóstico precoce. A prevalência situa-se agora na relação de 35/100 000, tendo demonstrado uma tendência crescente nos últimos anos. Apesar de os tumores neuroendócrinos serem, depois do cancro do cólon, o segundo tipo de tumor maligno gastrointestinal mais comum, o seu diagnóstico é ainda raro e difícil.

    Com o objectivo de consciencializar para a importância da evolução da investigação científica e sua divulgação, bem como da urgência de um diagnóstico efectivo e antecipado dos tumores neuroendócrinos do aparelho digestivo, a Mesa Redonda contará com a presença da patologista Teresina Amaro, da endocrinologista Ana Paula Santos e do gastroenterologista Armando Ribeiro.

    O XXI Encontro Internacional de Cirurgia é presidido por Jorge Maciel, director do Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].