Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-10-2009

    SECÇÃO: Saúde


    Monitorização da taxa de cobertura de vacinas da gripe sazonal em tempo real

    Segundo informação de responsabilidade das entidades abaixo referidas, em cinco semanas foram vacinados cerca de 39,7% dos indivíduos pertencentes aos grupos alvo prioritários para a administração da vacina da gripe sazonal.

    Até ao dia 19 de Outubro foram vacinados contra a gripe cerca de 39,7% dos indivíduos pertencentes aos grupos alvo prioritários.

    Sendo que a taxa de vacinação por grupos foi de:

    - População com idade igual ou superior a 65 anos – cerca de 43%;

    - Indivíduos portadores de doença crónica – 31%;

    - Profissões de risco - 22%.

    Trata-se de uma informação prestada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica-Geral (APMCG) com o apoio da Sanofi Pasteur MSD, que estão a desenvolver o projecto Vacinómetro, cujo objectivo é monitorizar semanalmente a taxa de cobertura vacinal da gripe sazonal em Portugal.

    Esta iniciativa visa sensibilizar a população em geral para a necessidade da prevenção da gripe sazonal, e motivar os grupos de risco para a vacinação, contribuindo assim para atingir a meta de 75% de cobertura vacinal para a população acima dos 65 anos (meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde).

    De acordo com a DGS, na última época de vacinação, Portugal registou uma taxa de cobertura de 53,3% para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, de 31,3% para portadores de doença crónica e de 18,3 % para a população em geral.

    O projecto teve início a 15 de Setembro e decorre até 16 de Dezembro.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].