Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2009

    SECÇÃO: Destaque


    ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2009

    Fim de ciclo

    foto
    Sendo o último mandato de Fernando Melo já toda a gente sabia que se estava em fim de ciclo. O que ainda não se sabia era se o autarca iria ou não cumprir o seu quinto mandato ou se se ficaria pelos quatro.

    Desfeita a dúvida com a vitória de Fernando Melo face à dispersão dos opositores, é evidente o desgaste do actual presidente da Câmara, agora acompanhado por uma lista de fortes personalidades que se perfilam para a sucessão, mas de quem não é líquido esperar, pelo menos da parte do anterior presidente da Junta de Freguesia de Alfena, um alinhamento incondicional se Fernando Melo não se mostrar mais propício à negociação.

    foto
    Depois, com uma lista em minoria, será importante ver como se fará a concertação com os eleitos do PS e da Coragem de Mudar, já que os sinais de desconfiança da população do concelho não enganam: a lista de Fernando Melo perde, em percentagem, quase 3,5 % em Alfena, 3 % em Campo, mais de 9,5% em Ermesinde, mais de 11% em Valongo e quase 22% em Sobrado!

    Além disso, é apenas a terceira lista mais votada na capital do concelho (com apenas 15,74% de apoio real dos eleitores), e em Ermesinde, a cidade mais populosa, também não será muito melhor, com 21,90% de votos reais, já que a abstenção em Ermesinde sobe agora aos 44%, muito mais do que em qualquer outra freguesia do concelho, o que demonstra grande descontentamento do eleitorado ermesindense.

    foto
    Mudando de área, vitória de Afonso Lobão na sua luta particular com Maria José Azevedo, ainda que se possa talvez antes dizer vitória do PS sobre a Coragem de Mudar, como o demonstram as disparidades de voto entre CMV e AMV das duas candidaturas. Com a maioria da Câmara em conjunto, logo veremos até que ponto as feridas foram profundas.

    CDU e Bloco apagam-se com naturalidade, dada a multiplicação de candidaturas e a “prioridade” à esquerda na derrota de Fernando Melo.

    foto
    Finalmente, a candidatura de Tino de Rans obtém resultados interessantes ao nível de todo o concelho e, não fora o fracasso total em Ermesinde (a única freguesia em que fica abaixo de Bloco e CDU, com 2,78% – muito distante dos 8,05% de votos em Valongo) Vitorino Silva poderia ter sido eleito vereador.

    foto

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].