Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2009

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    “The ‘Nam”

    foto
    «Foi inaugurada no passado dia 19 na Mundo Fantasma, Porto, a exposição "The 'Nam - 50º aniversário do início da Guerra do Vietname". A exposição patente até 4 de Outubro incide na «série de BD de guerra, centrada na guerra do Vietname, vista pela perspectiva dos soldados americanos. Escrita pelo veterano do Vietname Doug Murray e ilustrada inicialmente por Michael Golden, foi publicada pela Marvel a partir de 1986, durante sete anos.

    A história está estruturada em volta da narrativa de um soldado ficcional, Edward Marks (embora seguindo outros por vezes) e da forma como ele vive eventos que aconteceram 20 anos antes da data de publicação, alguns famosos como a ofensiva de Tet em 1968, outros mais pessoais da relação entre soldados, as suas famílias e amigos ou entre os soldados e a população. Excluindo a menção a drogas e a ausência de palavrões, de modo a permitir a aprovação pelo Comics Code, a série foi extremamente realista. A exposição presente mostra 20 originais de Wayne Vansant, que podem ser adquiridos pelos interessados» - e já agora, alguns números da versão brasileira da série podem ser consultadas e emprestadas na Bedeteca de Lisboa.

    Quinta edição de Komikazen

    Os próximos dias 9 e 10 de Outubro são palco, em vários espaços de Ravenna (Itália), da quinta edição do festival dedicado à "BD sobre a Realidade" intitulado Komikazen, organizado pela Associação Mirada. Os convidados deste ano são Dave McKean, Peter Kuper, Carlos Trillo, Davide Toffolo, Paolo Bacilieri e Gianluca Costantini, que farão workshops e terão exposições até 8 de Novembro.

    Ainda sobre sobre festivais latinos de BD, decorre no mesmo fim-de-semana o Avant Comic em Madrid, encontro organizado por Max, que terá como convidados Tommi Musturi, Baudoin, José Muñoz e o colectivo Canicola.

    Fonte: http://www.bedeteca.com/t/

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].