Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2009

    SECÇÃO: Destaque


    Grupo de pedestrianismo Terra Verde organiza peregrinação a Santiago

    foto
    O Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde “Terra Verde” vai organizar, com início no mês de Outubro de 2009 e etapa final em Abril do próximo ano, uma peregrinação a Santiago de Compostela.

    A peregrinação far-se-á em várias etapas na sua fase portuguesa e numa única fase desde a fronteira até ao seu destino.

    Assim, a primeira jornada levará os peregrinos do Porto até Vilarinho (Vila do Conde), no próximo dia 3 de Outubro, para percorrerem uma distância de, aproximadamente, 25 quilómetros.

    Os peregrinos devem concentrar-se no terreiro da Sé do Porto, pelas 08h00, para dar início ao percurso.

    Para quem vá de Ermesinde para o Porto, a concentração prévia far-se-á às 07h15 na estação ferroviária de Ermesinde.

    A chegada a Vilarinho está prevista para as 18h30, estando o regresso marcado para as 19h00, depois de uma ligação de quatro quilómetros entre Vilarinho e a estação do metro de Vila do Conde.

    A segunda jornada decorrerá ainda em Outubro, no dia 24, entre Vilarinho e Barcelos – um percurso de mais 26 quilómetros.

    A concentração para a ligação até Vilarinho será às 07h15 na estação de Ermesinde, chegando-se depois através do metro, de Vila do Conde a Vilarinho, reiniciando-se então a peregrinação com destino a Barcelos às 09h00. A chegada ao destino está prevista para as 18h30 e o regresso far-se-á de comboio, com partida da estação de Barcelos às 19h13 ou 20h30.

    A terceira jornada da peregrinação, no dia 7 de Novembro, levará os peregrinos de Barcelos a Ponte de Lima, estando a partida para o percurso de ligação prevista para as 07h45 na estação ferroviária de Ermesinde, com destino a Barcelos, onde se deverá chegar por volta das 08h07.

    A peregrinação recomeça aí, devendo alcançar Ponte de Lima por volta das 18h30. O regresso far-se-á via autocarro até Viana do Castelo, com partida aí para Ermesinde, no comboio das 19h29 ou 20h30.

    A última etapa em Portugal será uma jornada dupla, a realizar dias 28 e 29 de Novembro, a qual deve levar os peregrinos de Ponte de Lima até Valença.

    No primeiro dia os peregrinos apanham a ligação para Ponte de Lima às 07h45 na estação de Ermesinde, chegando a Viana do Castelo pelas 08h07, de onde partem, de autocarro, para Ponte de Lima, estando a chegada aí prevista para as 10h15. Às 11h00 volta a reiniciar-se a peregrinação, desta vez até ao albergue de Rubiães, onde os peregrinos devem pernoitar. A chegada está prevista para as 18h00.

    No dia seguinte, partida de Rubiães às 08h30, com chegada a Valença prevista para as 16h00. Daí com partida às 17h42 ou 18h26 regressa-se a Ermesinde.

    A jornada final, inteiramente realizada na Galiza, levará os peregrinos, de 5 de Abril (dia de Páscoa) até ao dia 9, sucessivamente de Valença/Tui até Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis, Padrón e Santiago.

    O Grupo Terra Verde dará oportunamente mais informações sobre a etapa galega desta peregrinação.

    A LENDA E A HISTÓRIA

    Segundo reza a lenda, após a dispersão dos apóstolos, Santiago veio pregar para terras longínquas, passando algum tempo na Galiza. Quando voltou à Palestina, no ano 44, foi preso e decapitado, a mando de Herodes Agripa, filho de Aristobulus e neto de Herodes o Grande. Dois dos seus discípulos roubaram o corpo do mestre e embarcaram-no (num barco com tripulação angélica) que, em sete dias, chegou à Galiza, onde o sepultaram secretamente num bosque.

    Não há certezas quanto à data da descoberta do sepulcro apostólico, mas a maioria das fontes cristãs apontam datas entre 813 e 820. A lenda conta ainda que um ermitão observou durante várias noites seguidas uma chuva de estrelas sobre o bosque, tendo ordenado escavações e encontrado uma arca de mármore com os ossos do santo e dos seus discípulos. No “Campus Stellae”, de onde provirá a palavra Compostela, foi erigida uma capela para proteger a tumba do apóstolo. A partir do ano 1000 as peregrinações a Santiago popularizaram-se, tornando-se a cidade um dos principais centros de peregrinação cristã.

    Mas é também conhecido que, mesmo ainda em tempos pré-cristãos, já o lugar era alvo da devoção popular.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].