Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-07-2020
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2009

    SECÇÃO: Destaque


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Recordações da memorável Festa da Francesinha...

    Fotos CSE
    Fotos CSE
    É certo que já vai longe no tempo, ocorreu mais precisamente a 3 de Julho passado, mas o consequente sucesso alcançado fazem com que este evento seja recordado na presente edição do nosso jornal. Falamos da Festa da Francesinha, organizada conjuntamente pelo ATL e pela Creche Familiar do Centro Social de Ermesinde (CSE) na já citada data, uma iniciativa que ultrapassou, e muito, as expectativas dos mentores da ideia.

    Quem o diz é Fátima Brochado e Anabela Pinto, respectivamente as directoras técnicas do ATL e da Creche Familiar, com quem “A Voz de Ermesinde” esteve à conversa, as quais nos fizeram um esboço deste inesquecível dia.

    Começar por relembrar que toda a comunidade de Ermesinde foi convidada a participar nesta festa. Durante vários dias que antecederam o evento as carrinhas do CSE publicitavam a iniciativa pelas ruas da cidade através de cartazes criados para o efeito, mas... «muito sinceramente não esperávamos que a população aderisse de uma forma tão numerosa. Nem nos nossos sonhos imaginávamos algo assim!», confessam.

    Relembram que por volta do meio-dia do dia da festa o número de reservas ia já nos 400! Mas os pedidos não se ficariam por aqui, muito longe disso, «tivemos que cancelar diversos pedidos a partir de certa altura, pois vimos logo que não teríamos capacidade para atender um número tão elevado de pessoas». E se dúvidas ainda restassem do sucesso que esta iniciativa estava a gerar entre toda a comunidade local elas seriam dissipadas por volta das 20H00, hora de abertura das portas, com a fila para entrar no recinto – o evento decorreu quer no Salão Nobre do CSE quer no espaço exterior a este – a apresentar proporções gigantescas!

    Abertas as portas foi então altura de começar a servir os “clientes”, tendo sido servidas mais de... 500 francesinhas! É verdade! Não houve mãos a medir. Pelo meio do repasto houve também muita animação, consequência das actuações de um grupo de dança da Academia Atitude, de outro composto pelas meninas dos ATL's 4 e 5 do CSE, do Rancho Folclórico do ATL, e ainda da inesquecível e super divertida performance do porteiro do CSE Pedro Ferreira que se fez acompanhar da sua filha e de três fantásticas bailarinas provenientes do Lar de S. Lourenço, nomeadamente a Cristina, a Manuela e a Andreia (três funcionárias da referida valência), os quais levaram a palco os grandes êxitos de Toni Carreira e de Ivete Sangalo. «Por tudo isto, o balanço desta actividade só pode ser considerado como muito positivo. O único senão foi o facto de muitas das pessoas que vieram não terem tido calma para esperar pela sua vez. Desesperavam porque não eram logo atendidas, mas esqueciam-se que nós não éramos um restaurante, além de que éramos poucas para servir tanta gente. De certa forma, o espectáculo que decorreu durante a festa serviu para aliviar um pouco a tensão em relação a algumas pessoas menos pacientes. Mas de resto tudo foi extraordinário», recordam.

    foto
    E assim o foi devido a uma dedicada, entusiasta e sempre disponível equipa composta por funcionários da instituição. Mais em concreto 11 amas da Creche Familiar, 9 funcionárias (educadoras, auxiliares e técnicas) do ATL, às quais se juntaram ainda 3 funcionárias do Jardim de Infância (Paula Cristina, Lurdes Rebelo, e Júlia Pacheco) e a equipa da Dona Leontina, composta pelo pessoal da cozinha e da limpeza. «Todos, mas todos, foram fantásticos. Sem a ajuda de todos seria impossível levar a iniciativa adiante. Um grande obrigado a todos eles», sublinham.

    A memorável iniciativa rendeu, em termos monetários, cerca de 2 000 euros, valor esse, ou parte dele, que irá ser aplicado na aquisição de material para a Creche Familiar.

    Tanto Fátima Brochado como Anabela Pinto sublinham ainda que esta festa foi um belo momento de convívio entre todos os que nela participaram, além de ter sido um exemplo claro de que a comunidade de Ermesinde tem uma enorme estima pelo CSE. Noutro prisma serviu igualmente para perceber o apurado espírito de grupo existente entre todos os funcionários da instituição, e não só, pois as nossas interlocutoras relembram que na hora de desmontar o “cenário” da festa os maridos das funcionárias deram uma ajuda precisosa.

    Anabela Pinto frisa ainda que a festa foi vivida de uma forma muito particular pelas amas da Creche Familiar, as quais trabalham fora da sede do CSE, sendo pois que esta sua vinda à citada sede serviu também para que estas percebessem que fazem parte da grande família que compõe a instituição.

    OS AGRADECIMENTOS FINAIS

    foto
    Esta pequena conversa não terminou sem antes Anabela Pinto e Fátima Brochado endereçarem publicamente os agradecimentos de toda a equipa aos inúmeros patrocinadores que deram um para lá de importante contributo para a realização da festa. «Sem eles nada disto teria sido possível. Falamos das pessoas que nos forneceram os alimentos – 90% dos ingredientes foram oferecidos, sendo que as sobremesas ficaram a cargo das amas e das demais funcionárias do ATL - para confeccionar as francesinhas, pessoas/empresas às quais muito agradecemos», sublinham.

    Assim, os profundos agradecimentos vão para os Talhos da Gandra, Metalúrgica Eduardo da Silva Araújo, Renault de Alfena, Farmácia Ascensão, Manuel Guerra, Projecto Conta (Gabinete de Contabilidade M.C. Marques e Filho Lda.), O Bisnagão, José Neves (Contabilidade, Lda.), Novidades Palmilar (Têxteis e Lingerie), Carnes Meireles, Damira, Super Talho da Presa, Batatão 2, Conceição Teixeira e Pinto, Dona Emília (cabeleireiros), Remax, Roadbox-Car Service, Frutas Martins, Grupo Irmãos Unidos-Talho/Salsicharia, Flor de Ermesinde, Talho Carmar, Agência Funerária Marujo e Filhos II Lda., Loja das Prendas, Melita-Doçaria e Pastelaria, Fininha (cabeleireira), Talho Mestre Clara, Talho Central, Agripesaca, Sr. Fontes, Ana Oliveira (Academia Atitude), e à Direcção do CSE.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.