Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-07-2009

    SECÇÃO: Tecnologias


    Introdução ao Scribus (5)

    O Scribus é um excelente programa livre para a produção de revistas, propagandas, jornais, em qualquer documento que necessita de uma bela apresentação de texto e imagens. Além disso, ele também pode ser usado para a geração de PDFs inteligentes, com formulários e até mesmo javascript (mas essa última característica não será abordada neste tutorial).

    O objectivo deste tutorial é ensinar o básico para se começar a criar documentos com o Scribus, preparando o leitor para a descoberta de novas funcionalidades. Também será feita uma rápida passagem por outros programas úteis durante a editoração, como o Gimp, o seu navegador preferido, o OpenOffice.org, além de apresentar sites importantes, como o OpenClipart (www.openclipart.org) e a Wikipedia (www.wikipedia.org).

    (continuação/conclusão)

    [Vai notar que aparece um quadrado com um X no canto direito inferior do seu objecto].

    Isso indica que não coube o texto inteiro nele.

    Para resolver tal problema, será necessário conectar esse texto ao texto da página seguinte.

    Para fazê-lo:

    • Corra a janela até que apareça a página seguinte (mas sem que a página actual desapareça do ecrã).

    • Seleccione o objecto texto que possui conteúdo (basta clicar sobre ele).

    • Na janela principal, clique no item onde há um texto com uma seta para outro texto (Link Text Frames).

    • Seleccione o objecto texto da página seguinte, que receberá o conteúdo que não coube no primeiro objecto.

    Caso seja necessário desconectar duas caixas de texto, basta seleccionar o objecto que será desconectado e clicar no ícone ao lado de Link Text Frames, o Unlink Text Frames.

    Vamos melhorar a aparência do texto agora. Nas propriedades das caixas de texto criadas, na secção Text, seleccione o quarto quadrado onde há o desenho de várias linhas (Align Text Block).

    Certifique-se que em Lang. está seleccionado Portuguese.

    Pronto! Agora tem um texto com um bela indentação que `flui' de uma caixa para outra.

    Termine o seu artigo, lembre-se de utilizar os Estilos de Parágrafo criados.

    Para alterar o Estilo de Parágrafo de um texto, basta seleccioná-lo na coluna da esquerda na janela de edição de texto. Também pode aceder às propriedades de uma caixa de texto, ir à secção Text e escolher o estilo apropriado em Style.

    6. Terceiro Artigo – Mais

    sobre Modelos de Páginas

    e Brincando com Objectos

    Agora vai aprender o que falta para criar um artigo com aparência profissional. Primeiro escolha um texto com tamanho apropriado na wikipedia e procure por uma boa imagem no OpenClipart.

    6.1 Utilizando as Guias

    Em primeiro lugar, deve editar os Modelos de Páginas do artigo, colocando guias para facilitar o posicionamento dos objectos. Um pouco mais à frente compreenderá como as guias são importantes para a diagramação de um documento.

    Para inserir tais guias, faça o seguinte:

    • Edite o Modelo de Página chamado ArtigoE e coloque o número da página e o nome da revista no lugar apropriado.

    • Agora clique em Page - Manage Guides.

    • Na janela que aparece, clique em Add, na coluna Vertical Guides e no campo X-Pos digite 20+45 (sim, pode colocar sinais matemáticos).

    • Pronto, criou uma guia na Vertical.

    • Agora crie outra na posição 122.5mm e mais uma em 127.5mm.

    • Finalmente crie uma guia na coluna Horizontal Guides (para criar uma guia horizontal) na posição 265mm.

    • Deixe a opção Lock Guides marcada, para que não mova as guias por acidente.

    • Clique em Ok e repita o processo para o Modelo ArtigosD.

    Agora adicione uma nova página com o Modelo apropriado. Não desespere caso não perceba qualquer alteração. Clique em View - Show Guides para visualizar as guias (linhas azuis).

    Entretanto, não será muito útil ter guias se for necessário ter que ficar posicionando os objectos com cuidado e atenção para não ultrapassar a linha azul. Confira então se a opção em View - Snap to Guides está marcada. Se estiver, os seus objectos terão uma `tendência' para encostar na linha azul, é meio difícil de explicar, mas na prática vai notar como é fácil criar e redimensionar objectos de forma a que eles se adaptem aos limites das guias.

    Mais à frente verá um exemplo de como utilizar as guias de forma eficiente.

    6.2 Primeira letra maior

    - Ou o Poder de uma Caixa Transparente

    Diversas publicações adoptam um padrão de colocar a primeira letra de um artigo com tamanho maior do que as outras (às vezes até mesmo com uma fonte diferente).

    É possível fazer o mesmo no Scribus:

    • Comece por retirar a primeira letra do seu artigo.

    • Em seguida, crie uma caixa onde a primeira letra grande será posicionada, procure colocar a caixa com o tamanho de três a quatro linhas.

    • Nas propriedades da caixa, certifique-se que a opção Text Flows Around Frame está marcada.

    Essa opção faz com que o seu texto `fuja' da caixa, deixando um espaço.

    • Na secção Colors, seleccione a cor None, para que a caixa fique transparente.

    • Clique no desenho de um lápis e seleccione novamente a cor None, para que o contorno da caixa também fique transparente.

    • Agora crie um objecto do tipo texto dentro dessa caixa com a formatação que julgar apropriada.

    Essa técnica de criar uma caixa transparente pode ser muito útil em diversas situações. Se quiser colocar, por exemplo, uma imagem dentro do texto e tiver problemas com linhas com poucas letras aparecendo do lado direito dela ou quiser aumentar o espaço que o texto salta em relação a imagem, poderá colocar uma caixa transparente sobre ela e, assim, ter total controlo sobre como o texto `foge' da imagem.

    6.3 Deixando o seu artigo

    `com cara' de artigo

    Nenhum artigo de revista vem simplesmente com o texto. É comum haver caixas com informações auxiliares, referências, curiosidades, etc..

    Aproveite as guias que criámos no Modelo de Página ArtigoE e ArtigoD para posicionar essas caixas adequadamente. Para compreender o que quero dizer, veja as imagens do site http://docs.scribus.net/index.php?lang=en&sm=gettingstarted&page=tutorials/freedomyug/scribustutorial&subpage=8. Como você pode ver nos exemplos do site, é possível ter caixas de texto coloridas, bastando para isso alterar as propriedades da secção colors. Para ter esse belo efeito de gradiente, clique onde está escrito Normal, em baixo do desenho de um lápis e de um balde de tinta. Um menu vai abrir-se, e pode seleccionar o tipo de gradiente que deseja.

    Na imagem do site, foi utilizado o Horizontal Gradient. Agora basta clicar sobre o círculo ao lado de #1 e escolher na lista qual será a cor inicial do gradiente, diminuir a intensidade da cor em Shade (basta clicar sobre o 100% e depois escolher uma intensidade menor).

    Tal diminuição é feita para deixar o fundo mais claro e o texto mais legível. Clique agora sobre o círculo ao lado de #2 e escolha a segunda cor do gradiente e uma intensidade que deixe o gradiente bonito e o texto bem legível.

    Inspirado pelas imagens vistas no site, termine esse artigo, procurando dar uma aparência bem profissional.

    Por: Leandro Soriano Marcolino*

    * Projeto LibertasBR, Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal de Minas Gerais.

    Publicado sob Licença Pública Geral GNU, em Julho 2005.

    Contacto: [email protected].

    Esta documentação é livre.; você pode redistribuí-la e/ou modoificá-la sob os termos da Licença Pública GNU, conforme publicada pela Free Software Foundation; tanto na sua versão 2, como qualquer versão posterior. a distribuição desta documentação é feita na expectativa de que ela seja útil, porém sem nenhuma garantia.

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].