Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    PortoCartoon na cadeia de Paços de Ferreira – Direitos Humanos em doses de humor...

    foto

    Esteve patente na Cadeia de Paços de Ferreira a exposição constituída pelos principais trabalhos concorrentes ao X PortoCartoon, subordinado ao tema dos “Direitos Humanos”, e constitui o tema da última edição deste certame internacional de humor gráfico.

    A iniciativa partiu da escola daquela cadeia e foi acolhida pelo Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, no quadro da celebração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    Entre os trabalhos patentes, podiam ver-se o vencedor do Grande Prémio – a chama olímpica – de Augusto Cid, as menções honrosas e trabalhos finalistas classificados pelo Júri.

    ... E mensagens PortoCartoon lançadas no alto mar

    Trinta garrafas com mensagens do PortoCartoon sobre os Direitos Humanos foram lançadas, a cerca de 8 milhas da costa, no Navio Patrulha da Marinha Portuguesa, “NRP Save”. Este acto seguiu-se à entrega simbólica feita no cais do Museu Nacional da Imprensa, Freixo, ao Capitão do Porto do Douro, na presença de um membro da Amnistia Internacional e de directores e outros representantes dos média, para assinalar os 60 anos da Declaração. Participaram no acto, a convite do Museu Nacional da Imprensa, vários responsáveis de meios de comunicação social.

     No interior das garrafas, ecologicamente protegidas, seguiram os 30 direitos em três línguas (português, inglês e espanhol) e desenhos humorísticos dos participantes no PortoCartoon-World Festival dedicado ao tema dos Direitos Humanos. 

     Considerando o valor basilar da liberdade de imprensa e de outros direitos, o Museu tem a expectativa de que algumas garrafas cheguem às costas dos países mais violadores do Declaração assinada em 1948.

     Prosegue entretanto a votação para a escolha do melhor desenho do PortoCartoon na opinião do público.

    Fonte: (www.cartoonvirtualmuseum.org)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].