Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-12-2008

    SECÇÃO: Cultura


    AACE organizou a sua habitual Festa de Natal

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    A Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE) organizou, no passado dia 12 de Dezembro, a sua já tradicional Festa de Natal que, mais uma vez, teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde.

    O programa, dividido em duas partes, contou, na primeira, com quatro momentos distintos do espectáculo.

    O primeiro foi a actuação do seu Orfeão Juvenil, mais uma vez dirigido pela maestrina Lígia Castro, que interpretou quatro temas natalícios em língua inglesa – “Iswinkling Christmas Santa Claus Is”, “Coming to Town”, “Last Christmas” e “All I Want for Christmas is You”.

    Seguiu-se-lhe uma sessão de fados – que contou com as interpretações de Manuel Lopes e Fátima Franco, que foram acompanhados, à guitarra por Silvério Rocha e à viola por Fernando Santos e Hélder Silva.

    Coube depois a vez ao Grupo de Música Tradicional Portuguesa que, na sua exibição, interpretou também quatro temas – “Charamba”, “A Casinha que eu Tenho”, “Rendilheira” e “Roseira Enxertada”.

    A finalizar esta primeira parte do espectáculo, o Grupo Casca de Nós representou “Des(encontros)”, uma peça encenada por José Gonçalinho e levada à cena por Fernanda Barbosa e Queijo Barbosa.

    2ª PARTE

    – O ORFEÃO SÉNIOR

    foto
    A segunda parte do espectáculo foi inteiramente preenchida com a actuação do Orfeão Sénior da Associação Académica, que apresentou em palco (digamos assim), um musical multimédia, “Scrooge”, baseado na celebérrima estória de Charles Dickens – o argumento é conhecido: «Scrooge, um rabugento homem de negócios em Londres, sovina, solitário, sem sentimentos e compaixão, fechado para o mundo, sem laços familiares, só pensa no lucro e em realizar bons negócios. Numa véspera de Natal, num dia de forte nevoeiro, o fantasma do seu falecido sócio Marley vem visitá-lo...» e por aí fora, confrontando o velho avarento com a sua própria miséria de sentimentos e penúria de laços sociais verdadeiros.

    O Orfeão Sénior fez a sua actuação a um canto fora do palco, para permitir a projecção atrás, na tela do Fórum Cultural de Ermesinde do filme de animação “Scrooge”, cujas cenas aquele ia ilustrando com o seu naipe de vozes.

    O Orfeão Sénior da Associação Académica contou com a direcção artística do maestro Sérgio Néry.

    A apresentação inicial do espectáculo esteve a cargo de Queijo Barbosa. O presidente Domingos Lima fez as honras da casa.

    Destaque ainda para a presença na festa do maestro Manuel Almeida.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].