Urgência Básica do Hospital de Valongo inaugurada com a presença de Sócrates
O primeiro-ministro José Sócrates, acompanhado da ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugurou oficialmente, no passado sábado, dia 22 de Novembro, o Serviço de Urgência Básico (SUB) do Hospital de Nossa Senhora da Conceição, em Valongo. A requalificação dos serviços deste hospital, orçada em 1,8 milhões de euros, permite assim assegurar as necessidades dos cerca de 70 mil utentes/ano desta unidade 24 horas por dia. O SUB do Hospital de Valongo serve as populações de Valongo, Gondomar e Paredes.
|
Fotos URSULA ZANGGER |
O director do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo, José Luís Catarino era, no passado dia 22, um homem feliz.
A inauguração oficial do SUB do Hospital de Valongo vem assim como que consagrar o reforço da política de ambulatório empreendida naquele hospital, onde a requalificação permitiu também uma assinalável melhoria de serviço patente em aspectos tão diversos como a completa climatização do hospital, a centralização do circuito de abastecimento de gás e de gás medicinal, a oferta de serviços de medicina dentária de alto nível – já com uma razoável lista de doentes em espera – , provando a necessidade do serviço, e as condições da nova sala de recobro, conforme salientou o director José Luís Catarino a “A Voz de Ermesinde”.
O principal responsável pelo Hospital de Valongo sublinhou ainda o facto de que a presença de José Sócrates significou, afinal, «o reconhecimento do trabalho que tem sido feito e é uma tomada de posição quanto à [necessidade] da requalificação de verdadeiros serviços de urgência com todas as funcionalidades, e do [correspondente] encerramento de algumas falsas urgências».
José Luís Catarino, que anunciou ainda as expectativas do Hospital de Valongo quanto ao QREN e ao PIDDAC, aproveitou também para destacar alguns aspectos particulares desta requalificação no que se refere ao uso das novas tecnologias, com o Programa Alert e outros.
Assim, neste momento todo o hospital está informatizado, o que significa, por exemplo, que todas as prescrições são electrónicas e que não há, por isso, necessidade da circulação de papel dentro da área do Hospital de Valongo.
Esta requalificação, alargada, por exemplo, aos serviços de Imagiologia, permitem que ao efectuar-se um raio x, este fique de imediato registado electronicamente, dispensando por completo o recurso à película.
O doente poderá sempre levar um CD com o resultado desse exame para mostrar depois na consulta ao seu médico de família.
A receber José Sócrates, Ana Jorge e o secretário de Estado da Saúde Manuel Pizarro, esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo, além, naturalmente dos gestores do Hospital de Valongo, José Luís Catarino e Ilídio Lobão.
Por:
LC
|