Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2008

    SECÇÃO: Destaque


    Lipor promoveu Semana da Prevenção (redução) na produção de resíduos

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    “No prevenir é que está o ganho”. Foi com este lema que a Lipor “arrancou” rumo à Semana Europeia da Prevenção (redução) na produção de resíduos, a qual decorreu entre 22 e 30 de Novembro, tendo a sua apresentação sido feita no dia 19 no auditório da empresa na central de Baguim do Monte.

    A ACR+ (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem) – da qual a Lipor faz parte - foi o mentor da ideia, a qual lançou o repto às Cidades e Regiões Europeias para todos os anos institucionalizarem uma semana em que a prevenção (redução) de resíduos esteja na agenda das autoridades públicas e privadas com a finalidade de “educar” os cidadãos para uma redução cada vez mais acentuada da produção de resíduos.

    Na conferência de imprensa de lançamento desta experiência piloto no nosso país o presidente do Conselho de Administração da Lipor, Macedo Vieira, informou a título de exemplo que em média em Portugal cada habitante produz 1,5 kg de resíduos por dia, o que perfaz 500 kg por habitante/ano. Com a intenção de diminuir estes números um dos objectivos da Lipor no âmbito desta iniciativa prendeu-se com a criação do projecto “-100 kg” que visa através de um conjunto de acções de divulgação reduzir – a longo prazo – precisamente em 100 kg por habitante/ano a produção de resíduos.

    «Ao aderirmos a esta semana da prevenção estamos a criar uma política de pedagogia junto do cidadão. Este é o caminho certo para fazer cada vez menos resíduos. Na Área Metropolitana do Porto a produção de resíduos tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. Este ritmo é insustentável, tanto em termos económicos como em termos ambientais, sendo projectos como este essenciais no combate a esta tendência. É preciso encontrar soluções onde não seja preciso tratar os resíduos, sendo que a solução ideal é pois evitá-los», salientou Macedo Vieira.

    foto
    As múltiplas (foram cerca de uma centena) acções de divulgação desta semana de prevenção foram desenvolvidas nos oito municípios associados da Lipor destinadas. Este vasto leque de acções/actividades por eixo de intervenção (resíduos orgânicos, resíduos recicláveis, sensibilização) esteve aberto ao público em geral, à comunidade escolar, aos decisores políticos, à administração local, entidades e instituições diversas.

    No Concelho de Valongo foram realizadas – entre outras acções de prevenção – cursos de compostagem caseira terra-à-terra, curso de aproveitamento de sobras, curso de conservação de alimentos, recolhas de pequenos electrodomésticos levadas a cabo pelos alunos das escolas, sessões/palestras sobre a temática em questão, exposições e visitas guiadas à Lipor.

    Segundo os responsáveis da empresa este projecto ficou orçado em cerca de 250 000 euros. De sublinhar ainda que no âmbito da semana da prevenção teve lugar, no passado dia 28, no Centro de Congressos da Alfandega do Porto a conferência “A Prevenção na Produção de Resíduos” que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].