Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-10-2008

    SECÇÃO: Destaque


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Uma verdadeira aula de segurança

    (Conferência inserida na Semana Cultural do Idoso)

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O dia 3 foi dedicado às questões de segurança, com o exterior do parque a acolher uma exposição temática intitulada “Prevenção e Segurança”, a qual contou com a precisosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde (BVE) e da PSP local. Tal como na véspera a parte da tarde foi ocupada por um seminário em torno desta temática, comunicação esta que foi levada a cabo pelo comissário Pinto Marinho (da PSP de Ermesinde) e pelo 2º comandante Emanuel Santos (dos BVE). Ambos ministraram uma verdadeira aula de segurança, que serviu de exemplo tanto para os mais velhos como para os mais novos.

    No caso de Pinto Marinho a temática andou sobretudo em torno de como agir em situações de assalto, das precauções a ter em suas casas a fim de evitar possíveis assaltos, entre outros. Em suma, o comissário passou para a plateia um conjunto de conselhos úteis à segurança de todos.

    E se a comunicação de prevenção do comissário da PSP se centrou sobretudo em situações de assalto, a do elemento efectivo do corpo dos BVE foi composta por uma série de conselhos para levar a cabo em situações de incêndio. Como frisou o 2º comandante dos BVE um assaltante pode levar a carteira, um relógio, um telemóvel, ou outro tipo de objectos pessoais, mas o fogo leva muito mais do que isso, pode levar – destruir - uma casa inteira. E foi então nesse sentido que de uma forma pormenorizada elencou um conjunto de conselhos a ter em conta para evitar possíveis situações de incêndio, ou como agir em casos onde o fogo seja realidade. À semelhança do que acontecera no dia anterior a plateia pôde contar algumas experiências – neste caso não muito divertidas – vividas com os “amigos do alheio” e com o fogo.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].