Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2008

    SECÇÃO: Local


    Passeio dos idosos com desfecho trágico

    O passeio dos idosos organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde à Quinta do Cruzeiro, nas imediações de Vila Praia de Âncora, que se realizou no passado dia 4 de Setembro, acabaria por ter um desfecho trágico, com a morte, em pleno almoço, de um dos idosos participantes no passeio, que se encontrava na altura acompanhado pela sua esposa.

    De facto, António Maria Esteves, de 79 anos (fazia 80 em Dezembro), sentiu-se mal e nem a pronta intervenção dos enfermeiros que acompanhavam a comitiva, das enfermeiras em serviço na Quinta ou dos bombeiros e outros voluntários habilitados na prestação de socorros, foram capazes de o reanimar após o fulminante ataque cardíaco que o prostrou em cima da mesa do almoço.

    À chegada da viatura do INEM presume-se que o corpo já fosse cadáver, restando por isso a passagem da certidão de óbito.

    Sabe-se também que o idoso tinha estado internado no hospital há muito pouco tempo, por motivos ligados a insuficiência cardíaca. Assim o passeio dos cerca de 1 600 idosos que se deslocaram de Ermesinde ficou ensombrado com o infausto acontecimento, que obrigou o presidente da Junta, Artur Pais, a dirigir--se aos microfones e, informando do sucedido, avisar da alteração do programa que, desta maneira, veio a prescindir da actuação dos músicos que estava prevista.

    A confraternização prosseguiu, mas num registo bem mais penoso e comedido.

    Avisado o filho único de António Maria Esteves, deslocou-se este à Quinta do Cruzeiro acompanhando o carro fúnebre para a trasladação do corpo para a cidade de Ermesinde, depois da devida autorização do delegado de saúde.

    Com a devida diligência, todo o processo relativo ao regresso do corpo foi secretariado por Almiro Guimarães, segundo informação do próprio presidente da Junta.

    António Maria Esteves era o antigo proprietário de um estabelecimento de café existente na parte de baixo da estação ferroviária de Ermesinde.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].