Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    A memória do rato

    Crie a sua própria distro Linux a partir de um site

    O NimbleX é um site no qual é possível criar uma distribuição Linux baseada nas suas necessidades. Em 24 horas constrói-se o ISO e você pode fazer o download e compartilhar com quem o desejar. O site é baseado na distribuição NimbleX, que é uma versão do Slackware.

    Fontes: http://custom.nimblex.net/ e http://hehe2.net/linuxhowto/create-your-own-linux-distro/

    Universidade Federal brasileira de Lavras abre inscrições para pós-graduação em Linux

    O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Administração em Redes Linux (ARL), na modalidade de educação à distância está com inscrições abertas para a sua décima segunda turma.

    O Curso é destinado a profissionais que possuem curso de nível superior ligados à área de Ciência da Computação, Informática, Engenharias ou áreas afins que utilizam o computador e sistemas GNU/Linux como ferramenta e/ou profissionais da área de redes (que possuam curso superior completo).

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1216170309.html

    Coisas idiotas sobre o Fedora

    Nem tudo são flores para um sistema operativo e com o Linux também, ainda mais quando se trata de distros específicas. Leia aqui algumas curiosidades sobre o Fedora e veja esta auto-crítica bem humorada.

    Fonte: http://lonelyspooky.com/blog/2008/07/15/coisas-idiotas-que-voce-preferiria-nao-saber-sobre-o-fedora

    Linux kernel: estatísticas do desenvolvimento

    Greg Kroah Hartman, numa palestra no Google dia 5 de Junho, adianta muitos detalhes sobre o desenvolvimento do kernel, no qual colabora. Greg assegura que o Linux kernel «suporta mais processadores e dispositivos que qualquer outro sistema operativo na história».

    Fontes: http://cycle-gap.blogspot.com/2008/07/linux-kernel-development-stats-from.html e http://www.osnews.com/story/20052/Linux_Kernel_Development_Stats

    Testador de qualidade para softwares open-source

    O projecto "Observatório de Qualidade de Software para Softwares Open Source" (em inglês SQO-OSS) lançou uma versão alfa do Alitheia Core, ferramenta de testes de qualidade de software. O projecto recebeu suporte da Comissão Europeia, e está a ser desenvolvido por um grupo de instituições académicas, companhias e projectos open-source ao redor da Europa.

    Fontes: http://www.sqo-oss.org/xwiki/bin/view/About/What+Is+SQO-OSS e http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1167159646;fp;16;fpid;1

    Linux não é essencial para sucesso do Eee PC de acordo com a Asus

    De acordo com o gerente sénior de produtos da Asus, Henry Lee, «a maioria dos pedidos e requerimentos que vemos no mercado são para o modelo com Windows ao invés de Linux (...). É um dar-e-receber entre simplicidade de uso para as massas versus customização total.

    A versão Linux é realmente para que se use somente o que é provido, mas alguém que conheça pode facilmente remover o que está instalado. Mas os consumidores estão acostumados com o ambiente Windows, assim a versão Windows será mais forte eventualmente».

    Fonte: http://www.osnews.com/story/20044/ASUS_Linux_Not_Essential_to_Eee_PC_Success_

    Notícias do Kernel 2.6.26

    Quase três meses depois do lançamento da primeira versão do kernel 2.6.25, foi lançada a versão 2.6.26.

    Esta versão traz inúmeras inovações e correções.

    Fontes: http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/ChangeLog-2.6.26 e http://www.kernel.org/

    Finalistas dos prémios Sourceforge

    Dos 3 400 projectos que foram indicados ao Open Source Awards 2008, do Sourceforge, 72 foram escolhidos como finalistas. Chegou a hora de votar em: http://sourceforge.net/community/cca08-finalists

    Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1213064202.html

    Confira as novidades do GIMP 2.6

    No endereço a seguir é possível ver screenshots das novidades que virão com o GIMP 2.6: http://www.gimpusers.com/tutorials/gimp-2-6-new-features.html

    Fonte: http://softlibre.barrapunto.com/softlibre/08/07/11/1443203.shtml

    Browser Firefox para dispositivos móveis até o final do ano

    Até o final deste Verão a Mozilla espera lançar uma versão alfa do Firefox para dispositivos móveis. Uma versão beta seria lançada pelo final do ano.

    O projecto de desenvolvimento do Firefox para dispositivos móveis tem codinome Fennec (uma espécia de raposa, menor – feneco) e foi lançado em Outubro de 2007.

    Fontes: http://wiki.mozilla.org/Mobile/Fennec/Releases, http://en.wikipedia.org/wiki/Fennec_Fox e http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;1563655508; fp;16;fpid;1

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].