XV FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO
Fernando Sardoeira Pinto edita autobiografia – “Dragão de Causas”
 |
Foto MANUEL VALDREZ |
Actual presidente da Mesa da Assembleia do Futebol Clube do Porto, advogado e antigo jornalista, Fernando Sardoeira Pinto apresentou, no passado dia 8 de Julho, “Dragão de Causas” – nas palavras do autor, esta é uma obra auto-biográfica, recheada de “estórias” sobre o seu percurso de vida.
Inserida na XV Feira do Livro, a apresentação decorreu no Parque Urbano de Ermesinde com uma vasta plateia e teve como responsável Soares Novais, também antigo jornalista do Record e Jornal de Notícias e actual editor da “Arca das Letras”. «Se há dirigente desportivo dedicado às causas do futebol é sem dúvida o Sardoeira Pinto», declarou Soares Novais, momentos antes do início da apresentação.
“Dragão de Causas” é uma obra que retrata a história do Futebol Clube do Porto e seu percurso ao longo dos anos, com destaque para todas as dificuldades enfrentadas. Mas fala também da cidade do Porto e da experiência de vida de Sardoeira Pinto enquanto jornalista, advogado e dirigente desportivo.
Pode dizer-se que a história do autor se confunde com a história do clube nortenho: sócio desde os 6 anos (nº34) Sardoeira Pinto dedicou-se ao Futebol Clube do Porto e «fê-lo por paixão não para tirar qualquer partido disso», argumentou Soares Novais.
O prefácio do livro é da autoria de Pinto da Costa, amigo de longa data de Sardoeira Pinto, que se refere ao autor como sendo um cidadão que se "honra de ter nascido no Porto, viver e trabalhar no Porto, pensar, escrever e falar à moda do Porto".
A apresentação culminou com uma sessão de autógrafos.
De seguida entrou em cena o Grupo de Teatro Filandorra com uma belíssima performance.
Por:
Teresa Afonso
|