A memória do rato
Java é finalmente livre e aberto
Em Maio de 2006 a Sun anunciou que lançaria o Java como open source, licenciado sob a GPL. Porém, ainda havia cerca de 5% de código proprietário. A FSF, através do projecto IcedTea, resolveu este problema. O projecto IcedTea foi lançado pela Red Hat, baseado no projecto GNU Classpath, para substituir o código proprietário na OpenJDK. O último binário OpenJDK incluído no Fedora 9 (x86 e x86_64) passa no rigoroso "Java Test Compatibility Kit" (TCK). Isto quer dizer que ele providencia todas as APIs Java e se comporta como qualquer outra implementação Java SE 6 – em manter o objetivo de portabilidade na plataforma Java. Por enquanto o Fedora 9 é o único a incluir esta implementação que passou no Java TCK. Todo o código que tornou isto possível está disponível através do projecto IcedTea.
Fontes: http://www.jboss.org/feeds/post/java_is_finally_free_and_open e http://www.osnews.com/story/19892/Java_Is_finally_Free_and_Open
Lançado openSuse 11.0
O OpenSuse 11.0 acaba de ser lançado e está disponível para download nos seus mirrors. Confira os impressionantes screenshots e novidades.
Fontes: http://en.opensuse.org/OpenSUSE_11.0, http://www.linuxformat.co.uk/static/suse11.html e http://www.opensuse.org
Lançado GoblinX Standard 2.7 rc01
O GoblinX Standard 2.7 rc01 foi lançado. Este é o último release candidate da edição 2.7. O GoblinX Standard é a versão original que traz cinco gerenciadores de janelas: KDE, Fluxbox, Xfce, Enlightenment e WindowMaker.
Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1213928000.html
Red Hat desenvolve hypervisor e ferramenta de segurança de virtualização
A Red Hat lançou uma versão beta de um hypervisor baseado em Linux que pode ser carregado em servidores e desktops com um pen/flash drive. Ao invés de produzir outra plataforma de virtualização baseada em Xen, a Red Hat optou por basear o seu mais novo produto no KVM (kernel-based virtual machine), que foi integrado com o Linux kernel em 2006. O hypervisor da Red Hat, denominado Virt, encontra-se em versão beta e disponível no site a seguir e pode correr tanto Red Hat Enterprise Linux quanto Microsoft Windows.
Fontes: http://www.ovirt.org e http://www.linuxworld.com.au/index.php/id;450151188;fp;16;fpid;1.
Lançamento do Kurumin NG
Foi lançada a versão final do Kurumin NG.
Fonte: http://www.gdhpress.com.br/kurumin-ng
|