Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2008

    SECÇÃO: Cultura


    Helena Leote lança Kazumbi

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Helena Leote lançou no passado dia 19 de Junho, na Bertrand do Dolce Vita das Antas o seu primeiro livro “Kazumbi – O Feitiço do Namibe”.

    A apresentação da obra esteve a cargo do professor Nuno Afonso, que descreveu a escrita da autora como sendo «desenvolta, o que lhe dá um toque que a diferencia das outras obras».

    “Kazumbi – O Feitiço do Namibe” é uma homenagem à família da autora retratada nas personagens que lhe dão vida. Mas é especialmente inspirado no pai da autora, que segundo Helena Leote tinha uma grande capacidade de se expressar através da escrita e verbalmente.

    MAGIA

    A história do livro é a história do seu povo e conjuga a cultura portuguesa e africana, o que de certa forma «enriquece as ligações entre Portugal e África», referiu Nuno Afonso.

    Perante uma vasta audiência a autora explicou qual o sentido da palavra 'Kazumbi'. «era um termo usado pelo meu pai e significa magia, a capacidade de alterar o rumo das coisas». A autora acrescenta que este livro fala da capacidade de comunicarmos, de ler o nosso interior e de compreender os outros. «O que interessa é comunicar», declarou Helena Leote.

    No final da apresentação, Helena Leote autografou os exemplares dos presentes.

    A autora é professora na EB 2,3 de Alfena.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].