Helena Leote lança Kazumbi
|
Foto MANUEL VALDREZ |
Helena Leote lançou no passado dia 19 de Junho, na Bertrand do Dolce Vita das Antas o seu primeiro livro “Kazumbi – O Feitiço do Namibe”.
A apresentação da obra esteve a cargo do professor Nuno Afonso, que descreveu a escrita da autora como sendo «desenvolta, o que lhe dá um toque que a diferencia das outras obras».
“Kazumbi – O Feitiço do Namibe” é uma homenagem à família da autora retratada nas personagens que lhe dão vida. Mas é especialmente inspirado no pai da autora, que segundo Helena Leote tinha uma grande capacidade de se expressar através da escrita e verbalmente.
MAGIA
A história do livro é a história do seu povo e conjuga a cultura portuguesa e africana, o que de certa forma «enriquece as ligações entre Portugal e África», referiu Nuno Afonso.
Perante uma vasta audiência a autora explicou qual o sentido da palavra 'Kazumbi'. «era um termo usado pelo meu pai e significa magia, a capacidade de alterar o rumo das coisas». A autora acrescenta que este livro fala da capacidade de comunicarmos, de ler o nosso interior e de compreender os outros. «O que interessa é comunicar», declarou Helena Leote.
No final da apresentação, Helena Leote autografou os exemplares dos presentes.
A autora é professora na EB 2,3 de Alfena.
Por:
Teresa Afonso
|