Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2008

    SECÇÃO: Local


    Doenças cardiovasculares foram tema de sessões de Educação para a Saúde

    Foto CENTRO DE SAÚDE DE ERMESINDE
    Foto CENTRO DE SAÚDE DE ERMESINDE
    O mês de Maio contou, mais uma vez, com a realização de quatro sessões de Educação para a Saúde sobre doenças cardiovasculares promovidas pelo Centro de Saúde de Ermesinde. As duas primeiras palestras decorreram na biblioteca do Centro de Saúde e as seguintes tiveram lugar nos Centro de Apoio à Terceira Idade da cidade, onde se concentra o público-alvo da acção (hipertensos e diabéticos).

    As sessões de esclarecimento apresentadas por alunas estagiárias da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria tiveram uma afluência bastante satisfatória e foram assistidas sobretudo por utentes acima dos 60 anos, que se mostraram muito interessados em conhecer os sintomas e efeitos destas doenças que continuam a ser a primeira causa de morte em todo o mundo.

    A hipertensão arterial, o colesterol elevado, o tabagismo, a obesidade e a diabetes são alguns dos factores de risco cardiovasculares e para combatê-los nada melhor do que ingerir menos sal, não fumar e reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e colesterol, especialmente produtos animais como a carne vermelha. A prática regular de exercício físico também é muito importante, recomendando-se uma caminhada diária de pelo menos 30 minutos.

    O Centro de Saúde de Ermesinde irá promover outras sessões de Educações para a Saúde até ao fim do ano, acerca de temas tão diversos como a protecção solar ou a nutrição. A sessão sobre doenças cardiovasculares só será repetida no próximo ano.

    Por: Ana Tomaz

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].