Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2008

    SECÇÃO: Local


    III Grande Corrida de Carros Artesanais Não Poluentes de Baguim do Monte

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Decorreu no passado dia 17 de Maio, na Quinta da Missilva, em Baguim, a III Grande Corrida de Carros Artesanais Não Poluentes, evento organizado pela Junta de Freguesia local, que contou com o apoio da Lipor.

    O evento, que procura reavivar o entusiasmo pelas tradicionais corridas de carrinhos de rolamentos e associar a este entusiasmo a comunidade escolar, tanto na corrida como na construção dos carros, tem contudo inserido nele o mais sério Campeonato Nacional de Fórmula Roll, a disputar em vinte provas e do qual Baguim era este ano a terceira delas, e que passa por Viana e Arouca, só como exemplos.

    Na prova popular inscreveram-se cerca de 20 participantes. Esta é a prova em que os locais mais se envolvem, dando livre curso à imaginação, pois aqui os regulamentos de construção dos carros são muito flexíveis, impondo pouco mais que um comprimento, largura (70 cm de eixo), e altura máxima.

    O grande dinamizador do evento iniciado há três anos foi o secretário da Junta, José Monteiro, mas o presidente Nuno Coelho é também um dos mais envolvidos neste. Aliás Nuno Coelho pretendia, como explicou à reportagem de “A Voz de Ermesinde”, criar um evento em cada uma das zonas da freguesia e este, que aproveita a descida acentuada de 800 metros pelas Ruas Zeca Afonso, José da Silva Padilha e 25 de Abril abaixo, era adequado para animar a Quinta da Missilva, que tem vindo a aderir cada vez mais, depois de alguma natural desconfiança inicial.

    Entre as provas, a de Semi-Profissionais aproxima-se já das exigências da Fórmula Roll, mas sem o rigor desta, em que os carros são quase iguais. Do ponto de vista local, a mais animada é o Campeonato de Baguim, para o qual os cérebros locais engendram as mais engenhosas máquinas.

    A prova decorreu durante a tarde, tendo de manhã os pilotos efectuado o reconhecimento da pista.

    foto

    Classificações

    Fórmula Roll

    1º Paulo Coelho; 2º Alfredo Rocha; 3º Jorge Brandão.

    Semi-Profissionais

    1º José Paiva; 2º Filipe Teles; 3º João Reis.

    Campeonato de Baguim

    1º Cláudio Bessa; 2º Ricardo Cardoso; 3º Victor Miranda.

    Carro mais original

    Serafim Neves.

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].