Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2008

    SECÇÃO: Local


    Festival de Microfilmes

    VideoESÁS levou a concurso 24 equipas

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    O desafio lançado pelos alunos do 12ºB, da Escola Secundária de Águas Santas era apelativo: realizar filmes de três a cinco minutos com a distinção de dois vencedores, cujo prémio seria de 250 euros, contando ainda com a atribuição de uma recompensa adicional – “Prémio Público” no valor de 100 euros.

    O festival VideoESÁS decorreu no passado dia 12 de Abril, na referida escola, e contou com a participação de 24 microfilmes, maioritariamente pertencentes a alunos internos.

    O grande vencedor do festival foi o microfilme “Bike Rider” arrecadando dois prémios – “Prémio Público”, com um total de 25 votos, e o prémio da categoria A – que versava sobre o tema “Ver para aprender”. O objectivo era editar um filme com um carácter educativo. João Sousa e André Ribeiro fizeram-no na perspectiva do downhill, abordando o tema da segurança, passando pelo ambiente, fazendo ainda referência a curiosidades relacionadas com o corpo humano, com um leve toque de humor no final. É de salientar que a banda sonora deste microfilme é um original dos elementos da equipa e esteve a cargo de André Ribeiro, Michael Luís e Pedro Ferreira.

    Na categoria B, “48 horas em 3 minutos”, a organização lançou dois temas à escolha: “A cidade é um chão de palavras pisadas” – verso retirado de um poema de Ary dos Santos–, e “É urgente o amor” – de Eugénio de Andrade.

    Estes temas foram dados a conhecer às equipas 48 horas antes do prazo de entrega do projecto. O grande vencedor desta categoria foi o microfilme “8H”. A equipa oriunda da Escola Secundária de Faro era composta por quatro elementos: Elder Geremias, Luís Patricío, Estélio Almeida e Susana Bolas e o tema escolhido foi o primeiro, “A cidade é um chão de palavras pisadas”. Este microfilme apresentou uma crítica social através de um monólogo.

    Foram ainda atribuídas menções honrosas aos filmes que se destacaram dos demais, quer pela originalidade do argumento ou pela concepção da ideia. Na categoria A foram distinguidos os microfilmes: “Looking for clues”; “O dia da Liberdade”; “A membrana Celular” e “Mitose”. Na categoria B, por sua vez, mereceram classificação os filmes: “Coraxão Oxidado”; “Somewhere, something incredible is waitting to be known by...me” e “Grita!”.

    ORGANIZAÇÃO

    MOSTRA-SE

    SATISFEITA

    foto
    Cândido Pereira, coordenador do projecto e professor da Área de Projecto, disciplina que impulsionou a realização do festival, mostra-se satisfeito com o resultado do concurso. «O festival teve bastantes respostas porque a turma que o impulsionou fê-lo com empenho. É um conjunto de alunos com muita dinâmica e deram tudo por tudo, também para as suas expectativas não serem defraudadas». «Para o primeiro festival foi muito bom», argumenta Cândido Pereira.

    Pesa o facto de a área de multimédia cativar os jovens e ter, hoje em dia, um papel significativo nas suas vidas. A respeito disso, Cândido Pereira acrescenta que «o festival foi importante, por isso mesmo, porque andou à volta de um tema muito actual, que é a linguagem vídeo. O professor acrescenta ainda que «é necessário as escolas abordarem temas que interessem aos jovens».

    Sofia Santos e Gonçalo Rocha, da organização, não escondem o entusiasmo logo após o término do concurso. «Estamos satisfeiros com o festival, foi muito gratificante e dá vontade de repetir o evento, até porque tivemos bastantes apoio da escola e especialmente do professor Cândido».

    Relativamente a isto, o professor que coordenou o projecto revela que a sua intenção é fazer deste festival um acontecimento anual na Escola Secundária de Águas Santas, no entanto mostra-se reticente, justificando que «é complicado encontrar uma turma que responda ao desafio e se empenhe em promovê-lo», refere.

    Para mais informações: www.festivalvideoesas.net.

    Por: Teresa Afonso

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].