Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2008

    SECÇÃO: Local


    Intervenções do PCP no domínio da Saúde

    Na mesma semana da visita a “A Voz de Ermesinde”, o PCP atento esteve particularmente atento às questões da Sáude no concelho, tendo emitido dois comunicados.

    O primeiro sobre a urgência da construção do Centro de Saúde de Campo, o segundo sobre a necessidade de um novo Centro de Saúde para Ermesinde/Alfena.

    Sobre a situação em Campo, segundo o PCP, «a degradação das condições do actual posto médico é por demais evidente e tem vindo a acentuar-se, à medida que cresce a população da freguesia e, em consequência, o número de utentes da unidade de saúde».

    O comunicado alude às várias diligências realizadas para resolver o grave problema e às denúncias acerca das «fracas instalações e [d]a falta de médicos (...) debilidades do atendimento e do sistema de marcação de consultas.

    «Fizemos deslocar à freguesia os nossos deputados da Assembleia da República, para que naquele órgão expusessem a situação do Centro de Saúde de Campo, insistimos em chamar à responsabilidade a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Governo», reclama ainda o PCP, que acusa depois as entidades governamentais: «O Governo, porém, parece não querer saber. Como se tem visto, está mais interessado em fechar do que em abrir unidades de saúde, e assim vai pondo em causa uma das mais importantes conquistas da democracia portuguesa, o Serviço Nacional de Saúde. A Junta de Freguesia de Campo e a Câmara Municipal de Valongo, que não só são responsáveis pela indicação de um terreno para a construção do novo Centro de Saúde, como deveriam estar na linha da frente da defesa dos interesses da população, também parecem não querer saber e nada fazem. O Presidente da Junta PS-PSD de Campo chegou mesmo a dizer que, se o poder político “fosse inteligente”, entregava os serviços de saúde aos privados.

    Nem de propósito, alguns meses depois, abriu em Campo um hospital privado (...)», que o PCP considera não ser solução.

    Sobre a situação em Ermesinde e Alfena, lembrando a «falta de espaço, instalações obsoletas, equipamento antiquado», o PCP reclama ter defendido a construção da nova unidade de saúde. Também aqui os comunistas responsabilizam a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e o Governo pelo atraso desta obra. Agora que, finalmente o novo Centro de Saúde vai ser construído, na zona da Bela e servirá parte da população de Ermesinde e parte da população de Alfena, o PCP chama a atenção para a constreução «numa área bem perto do local onde está a ser construído o novo Centro de Saúde» de um hospital privado, que espera tratar-se de pura coincidência...

    «Porque a saúde não é um negócio, é urgente exigir que o novo Centro de Saúde esteja plenamente equipado e ofereça todos os serviços que um Centro de Saúde deve oferecer», reivindica por fim o comunicado do PCP

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].