Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-04-2008

    SECÇÃO: Destaque


    Festejamos o número Oitocentos

    O NÚMERO OITO

    À primeira vista, o número oito não é tão pleno de significados, para nós, como por exemplo o número sete, ou o doze ou mesmo o treze. No entanto, este redondo número encerra propriedades interessantes e verdadeiros segredos.

    NA MATEMÁTICA

    Figura 1: Dual do Cubo; Figura 2: Dual do Octaedro
    Figura 1: Dual do Cubo; Figura 2: Dual do Octaedro
    Do ponto de vista matemático, o oito é a menor potência de três (o menor cubo) de um número inteiro diferente de 1 e é mesmo o primeiro cubo de um primo: 23=8. É ainda o único cubo que é menor uma unidade que um quadrado (8=32-1).

    Os divisores de oito (1, 2, 4, 8) são todos potências de 2 (1=20, 2=21, 4=22, 8=23) e se quisermos saber, por exemplo, se um número inteiro com mais de três dígitos, é divisível por 8, basta verificarmos essa divisibilidade para os três últimos algarismos desse número.

    O 8 é a base do chamado sistema octal, um sistema formado por oito dígitos (assim como o nosso sistema decimal é constituído por dez, ou o sistema binário por dois) e que é um dos sistemas usados na linguagem computacional.

    Octaedro
    Octaedro
    Na Geometria, a um polígono com 8 lados chama-se octógono e a um poliedro com 8 faces, octaedro. O octaedro regular é um dos cinco sólidos platónicos (os cinco sólidos platónicos são os únicos poliedros regulares côncavos: tetraedro, cubo, octaedro, dodecaedro e icosaedro) e, segundo Platão, símbolo do ar, um dos elementos constituintes do universo. O octaedro é dual do cubo e reciprocamente, isto é, se unirmos os centros das faces de um cubo, obtemos um octaedro e se procedermos de forma análoga para o octaedro, obtemos o cubo.

    A propósito do cubo, um cubo mágico é aquele em que todas as colunas, linhas e diagonais de todas as camadas e ainda as diagonais do espaço que atravessam o centro somam o mesmo total. Ora um cubo assim não pode ser de qualquer ordem (ou dimensão). Mas num cubo de ordem 8 (8x8x8) pode construir-se um cubo mágico.

    No espaço tridimensional, quaisquer três planos dividem-no em oito partes: os octantes.

    ALGUNS SIGNIFICADOS

    ATRIBUIDOS AO NÚMERO OITO

    Rosa dos Ventos
    Rosa dos Ventos
    Extrapolando já o âmbito matemático, este número exprime outras realidades e são-lhe atribuídos alguns significados interessantes. Assim, a escala musical tem oito notas – a oitava, e na numerologia (uma utilização esotérica dos números que lhes atribui diversos significados) este número representa a vitória e a prosperidade, bem como o poder e a boa administração do dinheiro. É por este facto que os chineses marcaram a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim para as 8 horas e 8 minutos do dia 8 do oitavo mês de 2008. Esta forte superstição, tão comum nos povos asiáticos, tem raízes ancestrais: para os egípcios o 8 representa o equilíbrio, a justiça, e na mitologia egípcia, Anúbis, juíz dos mortos, é a representação por excelência do número oito. O budismo repousa sobre o “caminho com oito direcções” É assim que a rosa dos ventos indica as oito direcções, enquanto o Buda se mantém no centro do lótus de oito pétalas ou no cubo da roda de oito raios, do mesmo modo que existem oito caminhos para seguir o Tao. Na época romana, o octógono foi o símbolo do poder imperial, directamente delegado pelos deuses, significando assim o poder divino do imperador.

    O OITO NO CRISTIANISMO

    Também a tradição cristã atribui um significado redentor ao número oito. Oito é sete mais um, o transbordar da plenitude. A plenitude dos judeus (o sete) foi ultrapassada por Cristo ne sua ressurreição na madrugada do oitavo dia. O oitavo dia passou assim a ser o primeiro dia (O dia do Senhor = dominica dies = Domingo) em oposição ao Sábado (Shabath = descanso, dia em que o Sehor descansou da obra da criação). Por isso as grandes festas cristãs (Páscoa, Natal), têm uma oitava, isto é, celebram-se durante oito dias, sendo o Domingo dessa oitava como um prolongamento da grande festa celebrada.

    Sendo o oitavo dia, o Dia da Ressurreição em que os cristãos são associados, pelo baptismo, ao mistério pascal de Jesus, é também comum encontrar, na arquitectura, a forma octogonal como planta muito frequente dos baptistérios (recordemos apenas o famosíssimo Baptistério de S. João em Florença. As estrelas de oito pontas (dois quadrados sobrepostos e rodados que simbolizavam a transformação espiritual) da arte românica, as rosáceas com oito pétalas e a cruz de malta com oito braços têm o mesmo significado.

    O OCTÓGONO

    E AS PLANTAS

    DE TRAÇADO

    OCTOGONAL

    Cúpula do Baptistério de Florença
    Cúpula do Baptistério de Florença
    Mas a planta octogonal não é significativa apenas para os cristãos. A sua importância remonta a outros séculos e outras latitudes religiosas. De facto, as plantas com esta forma, têm uma importância especial na arquitectura religiosa, uma vez que ao octógono era atribuído um significado de perfeição e podemos encontrá-las na arquitectura romana e árabe.

    O octógono representou, sobretudo na Idade Média, a figura de passagem entre o quadrado – a terra – e o círculo – o céu, assumindo assim, de novo, a alegoria da passagem, isto é da ressurreição.

    Muitas catedrais e igrejas da Idade Média apresentam planta octogonal a exemplo da capela mandada erigir por Carlos Magno em 790, baseada numa errada convicção espalhada pelos peregrinos de Jerusalém, de que esta teria sido a forma do Templo de Salomão. A capela de Aachen, onde o imperador foi sepultado em 814, viria a ser ampliada ao longo dos séculos transformando-se na mais antiga Catedral do norte da Europa. «A análise da estrutura deve ser feita além da sua descrição formal. Os seus elementos são reveladores de que a construção da capela é também uma antecipação dos objectivos políticos de Carlos Magno, uma espécie de propaganda política. A capela deverá ser a imagem da Nova Jerusalém, Carlos Magno o representante de Deus na Terra, e Aachen a segunda Roma. A escolha de uma planta de oito lados não é acidental, mas sim uma escolha consciente e repleta de significado. O número oito simboliza o poder celestial na Terra, o dia após o sétimo dia da criação, a ressurreição de Cristo e o começo da perfeição. O octógono, já símbolo da perfeição desde a Antiguidade, vem reforçar o simbolismo anterior. É a fusão entre o infinito, o céu (círculo) e a área delimitada, os quatro pontos cardeais terrenos (quadrado)». (Wikipédia).

    Bem junto de nós, temos a Igreja do Mosteiro da Serra do Pilar que apresenta também um traçado octogonal.

    A CONCLUIR

    O número oito levou-nos por caminhos que evocam a perfeição, a harmonia, a prosperidade. São estes os votos que deixo hoje a “A Voz de Ermesinde” e a todos os seus leitores e colaboradores.

    Por: Lurdes Figueiral

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].