Entretanto...
Museu da Imprensa leva Bordallo a Santo Tirso
O Museu Municipal Abade Pedrosa recebe, desde o passado dia dia 7, a exposição “Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras” do Museu Nacional da Imprensa.
Organizada pelo Museu da cidade do Porto em colaboração com Câmara Municipal de Santo Tirso, a mostra homenageia a sua genialidade fixada em múltiplos jornais e livros, em Portugal e no estrangeiro.
A exposição é composta por cerca de setenta peças, designadamente publicações periódicas das quais, Bordallo Pinheiro foi fundador, ou colaborador.
Podem ser vistas autocaricaturas publicadas em jornais e revistas como o “António Maria”, “A Paródia”, “Pontos nos ii”, “Lanterna Mágica”, “Ocidente”, “Brasil-Portugal”, “Ilustração Portuguesa” entre outras. Vários “Almanaques de caricatura” com capas e ilustrações de Bordallo Pinheiro também integram a mostra.
Para além das autocaricaturas, os jornais expostos abordam vários temas, privilegiando as “eleições” e as homenagens de que o caricaturista foi alvo em 1903 e 1905.
A apresentação desta mostra em Santo Tirso insere-se na política de descentralização cultural levada a cabo pelo Museu Nacional da Imprensa, desde a sua criação em 1997.
A exposição vai estar patente ao público no Museu Municipal Abade Pedrosa, de Santo Tirso, até 27 de Abril, no seguinte horário: Terça a sexta: 09h-17h; sábados e domingos: 14h-18h. A entrada é livre.
Fonte:http://ml.ci.uc.pt/mhonarchive/museum/msg00722.html
|