Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2008

    SECÇÃO: Local


    Cartas ao Director

    Futuro

    Tudo começou há uns meses. Fim do nono ano. Continuar a estudar? Claro! Mas e agora? Qual o melhor curso para mim? Não acham uma decisão difícil para tomar aos 15 anos? Sim. Decisão difícil. Se virem bem, estamos perante uma escolha para a vida. Lembrem-se que, para além de seguirmos essa área nos três anos seguintes, há quem queira até um eventual curso universitário para terem mais habilitações literárias e é disto que a nossa vida no mundo do trabalho vai depender. Tive de ser adulta por uma vez.

    Por isso, tive de pensar e agir como uma adulta. Afinal, a frase “Bem, vou estudar isto e depois logo se vê” não podia ser uma injecção de alívio para a minha consciência. Tive em conta algumas realidades.

    «O rapaz estuda nos computadores, dizem que é um emprego com saída» - é-vos familiar? Pois, agora vem o problema do curso “com saída”. Confesso que me custou imenso pensar em não estudar aquilo que eu realmente queria, não por não ter interesse mas porque se ouve dizer que posso não arranjar emprego. Calma, não é bem assim. Quantas pessoas licenciadas em grandes cursos não têm a ocupação para que o seu curso as preparou?

    Pais. Sim, a pressão dos pais? Aconteceu-vos? Compreende-se. Querem o melhor para nós.

    Por fim, qual será o papel dos amigos? Para que curso é que eles vão? Vou separar-me deles. Mas, faz parte da vida. Durante ela, vão sair e entrar muitas pessoas. Sejam positivos, visto que vamos conhecer gente nova. A meu ver, o papel dos amigos é, sem duvida, apoiarem-nos na decisão que tomarmos.

    Escolham aquilo que realmente querem. Ao faze-lo, que não vos saia do pensamento que não importa o curso em que estamos ou daquilo que vivemos. Já não acredito na sorte. Apenas nos distinguimos pelo que somos. Há que lutar para ficar no topo.

     Bárbara Mota

    (Estudante 10º Ano - Artes)

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].