Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2008

    SECÇÃO: Local


    Dia do Consumidor - Lipor promoveu Consumo Sustentável

    «O Desenvolvimento Sustentável pretende satisfazer as necessidades das gerações presentes sem comprometera capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas». Relatório Bruntland, 1987.

    Em comunicado de imprensa alusivo à data a Lipor relembrou, no passado dia 15 de Março, asorigens da comemoração do “Dia do Consumidor”. «Há 46 anos, neste mesmo dia em 1962, o presidente dos Estados Unidos, JohnKennedy, enunciou quatro direitos fundamentais do consumidor, numa declaração ao Congresso norte-americano, marcando uma data que hoje é comemorada como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.

    Além de ver os seus direitos salvaguardados, cada vez mais os consumidores têm que assumir o seu papel activo no caminho do Desenvolvimento Sustentável.

    Numa altura em que é fácil constatar que, na sociedade actual, há uma corrida acelerada ao consumo, com o consequente aumento dos desperdícios, é urgente mudar comportamentos. Todos os produtos que consumimos, acabam por ter um impacto no nosso planeta, seja pelo transporte, seja pela quantidade de recursos que se consomem, seja pelo desperdício de materiais.

    A resolução, de forma eficaz, destes problemas e a inversão das tendências insustentáveis exige uma forte participação de todos, sendo a comemoração desta data uma boa altura para reflectir sobre estas questões».

    E afirma ainda o comunicado da empresa: «Para nós na Lipor, a abordagem da temática do consumo, não só não é nova, como não é estranha, já que existe uma interligação muito grande entre os padrões de consumo, a depleção dos recursos naturais e a produção de resíduos.

    Nesta estratégia em que se dá especial prioridade à prevenção, torna-se necessário, cada vez mais reflectir sobre esta problemática e a Lipor tem tentado contribuir para esta reflexão, promovendo diversas iniciativas na área do “Consumo Sustentável”.

    Ser um consumidor sustentável é fundamental para evitar que os recursos naturais se esgotem. Consumindo com consciência, estaremos a poupar recursos, a salvaguardar o futuro do planeta e, a um nível mais particular, a garantir uma vida com mais qualidade para nós próprios e para a comunidade em que nos inserimos».

    De forma a contribuir para esta reflexão, e dando continuidade à iniciativa “Sábados Verdes”, o Centro de Triagem da Lipor esteve, aberto, no dia 15 de manhã, a todos os cidadãos que quisessem ver in loco o que acontece aos seus resíduos separados.

    A Lipor levou a cabo ainda a edição de um “Guia de Consumo Sustentável” para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este Guia foi distribuído no mesmo dia 15 na iniciativa “Sábados Verdes” e está disponível na sua página online, na biblioteca para download da versão pdf.

    No início do 3º período será distribuído aos alunos das escolas do 1º Ciclo.

    E passando depois a alguns conselhos, o comunicado prosseguia: «(...) Muitas vezes, são pequenos gestos que estão ao alcance de todos que fazem a diferença. Aqui ficam algumas dicas simples de consumidores que já reflectem nas suas atitudes do dia-a-dia. Siga o seu exemplo!

    • Não quero publicidade não endereçada;

    • Desligo a TV no botão próprio;

    • Tomo duche em vez de banho de imersão;

    • Separo correctamente o meu lixo;

    • Prefiro bebidas em vasilhame com tara recuperável;

    • Imprimo só quando é mesmo necessário;

    • Levo o meu saco para transportar as minhas compras;

    • Evito consumir refeições pré-cozinhadas e “fast-food”;

    • Evito embalagens descartáveis;

    • Aproveito a luz natural.

    (...)».

    No final o convite para a consulta da página www.consu-mosustentavel.com, onde se pode encontrar o “Guia de Boas Práticas para o Consumo Sustentável”. Desde a Pegada Ecológica à Separação de Resíduos, este guia pretende, se bem que não de forma exaustiva, mostrar como é ténue a fronteira entre Consumo / Ambiente.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].