Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2008

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    Público do PortoCartoon premeia Ronaldo C. Dias

    foto

    O brasileiro Ronaldo Cunha Dias conquistou o Prémio do Público do IX PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.

    A votação contou com a participação de milhares de pessoas que escolheram, através da internet e nos vários locais onde esteve patente a exposição de cartoons, o seu desenho favorito, independentemente da escolha feita pelo júri internacional do concurso, presidido pelo cartunista francês G. Wolinski.

    O público escolheu como melhor trabalho a “Dança” de Ronaldo, um desenho finalista do IX PortoCartoon dedicado à “Globalização”.

    Em resultado do prémio, o autor fará a apresentação de uma exposição individual com 100 dos seus melhores desenhos, durante o X PortoCartoon-World Festival, em Junho.

    Ronaldo Cunha Dias nasceu na cidade brasileira de Vacaria, Rio Grande do Sul, em 1951. É médico cirurgião e dedica-se à caricatura desde 1985. Já publicou 4 livros de cartoons e recebeu dezenas de primeiros prémios em festivais nacionais e internacionais de cartoon. É presença habitual nos mais prestigiados festivais de humor que se realizam por todo o mundo.

    Em 2006 decorreu pela primeira vez a votação do “Prémio do Público” tendo vencido o cartoon do belga Ludo Goderis, premiado nesse ano com o 3º prémio. A sua exposição individual foi vista por milhares de pessoas no Porto e em Lisboa.

    A votação decorreu a nível mundial, no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org) com 35 concorrentes em disputa (premiados, menções honrosas e finalistas) cujos desenhos podiam ser vistos ao pormenor no momento da votação.

    Entretanto, o Museu Nacional da Imprensa já lançou os “Direitos Humanos” como mote para o PortoCartoon-World Festival de 2008. Para os cartunistas concorrentes que não queiram cingir-se ao tema principal há a categoria de Tema Livre que pode incluir a política internacional, os costumes, a vida social, a comunicação, etc.…

    Os vencedores do PortoCartoon receberão um prémio monetário, o troféu do festival, desenhado pelo Arqto Siza Vieira e garrafas especiais de Vinho do Porto.

    Fonte: http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].