Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 29-02-2008

    SECÇÃO: Tecnologias


    Quer participar no programa Portugal@Folding?

    Antes de mais bem-vindo.

    Este pretende ser um guia o mais sucinto possível sobre o que é o Portugal@Folding.

    O QUE É O Portugal@Folding?

    Portugal@Folding é o nome da maior equipa portuguesa a participar no projecto de computação distribuída Folding@Home. A nossa equipa tem o número 35271. Para a ajudar a subir no ranking mundial por equipas basta transferir o programa (falaremos disso mais adiante), colocar o seu nome/nick e o número da nossa equipa no campo Team Number.

    O QUE É O Folding@Home?

    O Folding@Home é um projecto não lucrativo que visa conhecer a forma como as proteínas que fazem parte do nosso organismo se enrolam, para levar a cabo as suas funções, que são muitas e variadas. Os resultados do nosso contributo e de milhares de membros por todo o mundo são disponibilizados pelos responsáveis do projecto em revistas da especialidade.

    É o projecto de computação distribuída com mais resultados publicados e com resultados muito promissores. O projecto é dirigido pelo Professor Vijay Pande, da Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América.

    Podem-se encontrar os artigos publicados pelo projecto em http://www.stanford.edu/group/pandegroup/folding/papers.html. Um resumo dos últimos avanços conseguidos pelo projecto podem ser vistos em http://www.portugalfolding.org/page.php?18.

    COMO É QUE SEI QUE NÃO ESTOU A AJUDAR A CONSTRUIR UMA BOMBA ATÓMICA EM VEZ DE DESCOBRIR A CURA PARA VÁRIAS DOENÇAS?

    Esta é uma pergunta que todos já nos fizemos alguma vez. Em primeiro lugar o projecto é dirigido por uma Universidade. Não tem fins lucrativos. Os seus resultados são submetidos para publicação em revistas científicas que utilizam critérios rigorosos de publicação. O projecto tem cinco anos e tem apresentado cada vez mais resultados.

    EU GOSTAVA DE AJUDAR MAS ISTO NÃO É PERIGOSO PARA O MEU COMPUTADOR? NÃO VOU FICAR INFECTADO COM UM VíRUS?

    Não. O programa corre em baixa prioridade nos PCs. Isto quer dizer que aproveita os recursos que não estão a ser utilizados no momento em que o programa estiver a ser executado. Sempre que um programa novo é iniciado, o programa liberta recursos. No dia a dia não vão notar que têm o programa a correr. O problema dos vírus não se coloca. Para além do facto de o programa só estar disponível no site oficial do projecto, que é uma fonte insuspeita, o Folding@Home só se liga à Internet (e mais especificamente aos servidores da Universidade de Stanford onde estão a ser estudados os projectos) para receber e enviar trabalho (denominado WU, a abreviatura de Workunit, ou seja, traduzindo para Português, unidade de trabalho). O programa transfere para o nosso computador uma WU que é uma porção de uma proteína e processa-a. Quando termina envia o resultado e descarrega uma nova WU e assim sucessivamente. É necessário que o PC esteja ligado à Internet para poder receber e enviar as WUs. De resto não necessita de estar ligado. O tráfego gerado é muito pequeno porque as WUs variam entre menos de 1MB e 5MB no máximo, e as maiores demoram vários dias a serem processadas.

    COMO É QUE EXPERIMENTO?

    Antes de instalar o programa é importante ter os seguintes pontos em atenção:

    1º – O programa deve ser instalado em computadores que possuímos. Não deve ser instalado em qualquer computador sem o conhecimento do dono, pois também não gostaríamos que utilizassem as nossas coisas sem o nosso consentimento. É sempre preferível pedir autorização e correr o programa com conhecimento de todos.

    2º – São muito poucos os cuidados a ter quando se corre o Folding@Home, no entanto é importante que o PC seja relativamente recente para que possa ajudar o mais possível. Que esteja estável para que os cálculos sejam correctamente efectuados. Computadores instáveis resultam em cálculos errados e assim não estamos a ajudar o projecto, estamos a atrasar. Ter em atenção as temperaturas, visto que o programa vai usar mais recursos, o que leva a um aumento da temperatura, nomeadamente do processador.

    Se tiverem dúvidas quanto a algum destes aspectos, nós podemos sempre ajudar no fórum ou no IRC, no canal #Portugal@Folding da PTNet. Os computadores actuais trazem um programa para monitorizar as temperaturas.

    MAS ONDE ESTÁ O PROGRAMA PARA INSTALAR?

    Estávamos a ver que nunca mais perguntavam:). O programa, como dissemos anteriormente, encontra-se apenas disponível em http://folding.stanford.edu/.A página para a transferência do programa é http://folding.stanford.edu/English/Download. Devem aceder para transferirem o programa. Para isso basta seleccionarem o vosso sistema operativo. Existem dois clientes: Um em modo texto, também designado por consola, que mais não é do que uma janela de texto que indica o que foi processado, e um modo gráfico. Para os que jogam no PC devem usar o modo consola, porque o OpenGL não consegue correr em dois programas diferentes ao mesmo tempo. Se usarem o modo gráfico, que usa OpenGL, o Folding vai-se desligar. Temos tutoriais de instalação aqui na nossa página – http://www.portugalfolding.org/page.php?32.

    ONDE POSSO VER A POSIÇÃO DA NOSSA EQUIPA E AS ESTATÍSTICAS GERAIS?

    Ranking mundial. Produção diária da nossa equipa. Se não puderem ajudar, divulguem a nossa equipa e o projecto. Amanhã poderemos ser nós a necessitar.

    Ajudem esta causa.

    Nós ajudamos.

    Por: PORTUGAL@FOLDING

     

    Outras Notícias

    · A memória do rato

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].