Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-09-2007

    SECÇÃO: Cultura


    Concerto “Vozes de Coimbra”

    Fotos URSULA ZANGGER
    Fotos URSULA ZANGGER
    Organizado pela Associação Cultural ÁgorArte, decorreu na passada sexta-feira, dia 14 de Setembro, na sala de espectáculos do Fórum Cultural de Ermesinde, o concerto “Vozes de Coimbra”, em que participaram o Grupo Serenata de Coimbra – composto por Alcindo Costa, Tito Costa Santos e Barros Ferreira (vozes), Alexandre Bateiras e Serrano Baptista (guitarra) e João Gomes (viola), aos quais se juntou a voz de Ricardo Machado, curiosamente um ermesindense – mas já lá vamos –, e o recentemente formado grupo Sons de Sempre, constituído por Emídio Portugal e Julião Santos (vozes), Rocha Ferreira (guitarra) e Manuel Valdrez (viola).

    A entrada era livre, embora sujeita a reserva, situação que acabou por originar algum atraso no início do concerto, dada a afluência de público que esgotou largamente a sala, provocando a disputa de lugares.

    Previsto para estar presente, Luís Goes, devido a questões de saúde do seu sogro, não pôde deslocar-se a Ermesinde, tendo sido contudo um momento alto do espectáculo, ouvir-se, com o telemóvel junto do microfone, Tito Costa Santos a conversar com ele, que pediu desculpa ao público pela sua ausência, e que recebeu de volta uma trovoada de simpatia e aplausos.

    No início do concerto, o presidente da Direcção da Ágorarte, Carlos José Faria, abordou precisamente a questão da lotação do espectáculo, com a sala a não poder, por motivos e exigências de segurança, encher--se por completo e, fazendo a evocação dos locais míticos de Coimbra, consagrados nos seus fados, citar António de Almeida Santos (ex-presidente da AR) e José Miguel Júdice.

    De seguida, deu-se início ao espectáculo, com António Sousa a declamar um poema de Manuel Alegre, dedicado à guitarra.

    Seguiu-se o grupo Sons de Sempre, que além de alguns fados de Coimbra (entre eles a “Balada de Outono”, de Zeca Afonso), interpretou vários temas de Carlos Paredes. Emídio Portugal foi apresentando os temas, num registo zombeteiro.

    Após um intervalo, foi a vez do grupo Serenata de Coimbra que interpretou diversos clássicos de Coimbra (“Balada ao Crepúsculo”, “Canção com Lágrimas”, “Fado dos Olhos Claros”, Fado da Despedida” - de Luís Goes, curiosamente) e mesmo alguns temas de Francisco Vasconcelos (ex-membro do grupo Serenata de Coimbra afastado por razões de saúde, no texto, e do próprio Barros Ferreira, que os cantou, na música).

    Tito Costa Santos foi o cicerone da Serenata de Coimbra (um grupo sediado em Lisboa), adoptando um registo intimista e caloroso.

    Curiosamente contou como Ricardo Machado apareceu ali a cantar. Tendo-o ouvido num espectáculo em Engenharia, onde é estudante, e tendo gostado de o ouvir, Tito Costa Santos perguntou-lhe se não gostaria de os acompanhar ao Porto, pois em breve viriam dar um concerto ao Fórum Cultural de Ermesinde. O jovem, de longe o mais novo de todos os elementos que cantaram na Serenata, aceitou, tanto mais que, coincidência das coincidências, era de Ermesinde!

    O concerto, belíssimo no que tem de diferente e especial o fado de Coimbra, agradou a todo o público presente que, no final, cantou em coro “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”.

    foto

    A palavra por dentro da guitarra

    a guitarra por dentro da palavra.

    Ou talvez esta mão que se desgarra

    (com garra com garra)

    esta mão que nos busca e nos agarra

    e nos rasga e nos lavra

    com seu fio de mágoa e cimitarra.

    Asa e navalha. E campo de Batalha.

    E nau charrua e praça e rua.

    (E também lua e também lua).

    Pode ser fogo pode ser vento

    (ou só lamento ou só lamento).

    Esta mão de meseta

    voltada para o mar

    esta garra por dentro da tristeza.

    Ei-la a voar ei-la a subir

    ei-la a voltar de Alcácer Quibir.

    Ó mão cigarra

    mão cigana

    guitarra guitarra

    lusitana.

    Poema de: Manuel Alegre

    Por: LC

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].