Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 10-09-2007

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    INICIAÇÃO À LINGUAGEM DA BANDA DESENHADA

    A partir do passado dia 22 de Agosto estão abertas as inscrições para o ‘workshop’ de BD organizado pela Bedeteca de Lisboa para o período de 3 a 14 Setembro, no seu Auditório. A frequência é gratuita, sendo apenas limitado o número de formandos: 15 no máximo.

    Concebido para a faixa etária dos 13 aos 18 anos, o ‘workshop’ desenvolve-se em 3 sessões semanais (2ª, 4ª e 6ª-feiras), cada uma de 3 horas (10h-13h) e será ministrado por Marcos Farrajota, autor e editor de BD. Serão abordados os princípios e processos da BD, recorrendo à análise de trabalhos de vários autores consagrados e outras formas de produção contemporâneas, e realizados exercícios práticos de exploração de questões do grafismo, tempo//ritmo e relação texto/imagem.

    Apesar de algumas alterações no que se refere aos conteúdos e a alguma intermitência no tempo e no espaço, a produção anual deste ‘workshop’ poderá considerar-se um projecto de continuidade. Apresentado pela primeira vez em 2000, no Auditório da Bedeteca, estava centrado na linguagem da Banda Desenhada, tendo sido assegurado por Marcos Farrajota e Rafael Gouveia. Um formato que foi reproduzido no ano seguinte, 2001. Entre 2002 e 2003, em resultado de uma parceria com a Ar.Co, os conteúdos incluíram também a Ilustração, que foi assegurada por Alice Geirinhas. Em 2004, em paralelo com o projecto co-produzido com a Ar.Co, que se manteve, e de forma a dar resposta ao interesse manifestado pelas gentes de Aveiro, o ‘workshop’ realizou-se na livraria «O Navio de Espelhos». Depois da “pausa” do ano passado, a Iniciação à Linguagem da Banda Desenhada foi retomada o ano passado e esperamos que por muito tempo.

    A inscrição poderá fazer-se na Bedeteca (Palácio do Contador-Mor, R. Cidade de Lobito, 1800-088 Lisboa), através do telefone 21 853 66 76 ou do e-mail [email protected].

    Fonte: http://www.bedeteca.pt

    PONTE DE HUMOR UNE PORTUGAL E BRASIL

    A fuga da Corte portuguesa para o Brasil, em 1807, patente no IX PortoCartoon do Museu Nacional da Imprensa, vai ter uma réplica no maior Salão de Humor brasileiro, que arranca amanhã, dia 25, às 20h. (24h em Portugal), em S. Paulo.

    Esta réplica, denominada “Uma praia portuguesa com certeza - A vinda de D. João VI e sua Corte ao Brasil em 1808”, corresponde à parte brasileira da instalação de humor patente no museu da cidade do Porto, sobre aquele facto histórico.

    O segundo centenário deste acontecimento tão importante para a História de Portugal e do Brasil serviu de mote para reforçar a “ponte de humor” estabelecida em 2005, entre o museu português e a Prefeitura de Piracicaba, através da assinatura de um protocolo de cooperação.

    Na sua mensagem, enviada à sessão inaugural, o director do Museu Nacional da Imprensa salienta a importância de um protocolo que “… está a dar frutos todos os anos. Para, Luís Humberto Marcos trata-se de “…uma prova de que a ponte de humor estabelecida entre o Brasil e Portugal reforça laços históricos e alimenta a solidariedade cultural”. E conclui que o humor do Salão Internacional de Piracicaba e o PortoCartoon-World Festival constroem “… a melhor ponte de humor do mundo”.

    A réplica montada no Brasil retrata a visão do cartunista piracicabano Eduardo Grosso (Edu) sobre a fuga da Corte Portuguesa em1807 e a sua chegada ao Brasil em 1808, quando Portugal era governado pelo Príncipe Regente Dom João VI.

    Fonte: [email protected]

    PORTOCARTOON NO AEROPORTO SÁ CARNEIRO

    Milhares de pessoas já riram ou sorriram com os desenhos do PortoCartoon-World Festival, expostos no Aeroporto de Pedras Rubras.

    Os 35 cartoons patentes no átrio das Chegadas, mostram os melhores trabalhos premiados na edição deste ano do PortoCartoon, subordinado ao tema da Globalização. Depois de apreciarem os desenhos, os visitantes podem participar no “Prémio do Público” escolhendo o seu cartoon preferido entre os 35 concorrentes. A urna de voto colocada no local da exposição conta já com centenas de participações. O autor do desenho vencedor será convidado para uma mostra individual. A edição do ano passado foi ganha pelo belga Ludo Goderis, premiado pelo júri com o 3º prémio. A sua mostra pode ser vista em Lisboa, no átrio do Ministério das Finanças.

    A exposição patente no Aeroporto é uma extensão da exposição original do IX PortoCartoon-World Festival, composto por mais de 400 trabalhos, vindos dos cinco continentes, e que podem ser vistos no Museu Nacional da Imprensa, no Porto, até final de Setembro.

    Os visitantes podem ver como os diferentes cartunistas tratam o tema da “Globalização”, retratando o seu impacto e implicações à escala mundial. Diversos sectores da sociedade, desde a Economia, à Política, passando pelos costumes e problemas do dia e dia, são abrangidos pelo olhar satírico dos humoristas.

    O IX PortoCartoon pode ser visto até 30 de Setembro, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.

    Fonte: [email protected]

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].