Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2007

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    O MISTÉRIO DA CULTURA

    Foi inaugurada no passado sábado, dia 21 de Julho, a primeira parte da exposição de ilustração "O Mistério da Cultura", uma colectiva com trabalhos de André Lemos, André Letria, Bruno Borges, Edgar Raposo, Joana Figueiredo, João Fazenda, João Paulo, Marcos Farrajota, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Zamith, Richard Câmara (imagem), Teresa Amaral e Vanessa Teodoro, a qual está patente na galeria Work & Shop.

    Sete ilustradores estarão representados nesta primeira parte, que se prolongará até ao dia 16 de Agosto.

    A segunda parte da mostra irá decorrer entre o dia 18 de Agosto e o dia 13 de Setembro.

    Segundo o press-release da exposição: «Evolução, tradição, especulação, trabalho de equipa, narcisismos, modas, dons perdidos, meios infinitos, simplicidade nativa... Com a imaginação como único limite, 14 artistas aceitaram o desafio de apresentar 9 trabalhos para desvendar "O Mistério da Cultura". O resultado: uma exposição de 126 obras».

    A Work & Shop é das poucas – senão a única – galerias de Arte, em Lisboa, que tem apostado regularmente em exposições de Ilustração.

    Fonte: http://www.bedeteca.com/

    POSTAIS DE VIAGEM

    Está prestes a sair do prelo (de uma tipografia de Coimbra)...

    Teresa Câmara Pestana oferece a todos “Postais de Viagem”, um livro, segundo a autora «inicialmente intitulado "Pogo in Togo", [que] teve a sua raíz num ensaio excessivamente longo sobre o vodu, resultante da minha estadia na costa oeste africana; como não lhe queria acentuar o lado descritivo, ilustrei-o, reduzi o texto ao mínimo, embuti-lhe uma narração e assim surge "postais de viagem".

    O ensaio era de 92, em 2002 passou a ter postais, e depois esperou 5 anos pelo seu momento, um pouco tarde, mas não tarde demais. Espero que gostem tanto de lê -lo como eu gostei de fazê -lo (...)».

    Fonte: http://kuentro.weblog.com.pt

    XI SALÃO LUSO-GALAICO DE CARICATURA

    Encerra amanhã, dia 31 de Julho, mais uma edição deste Salão de humor aberto à participação de artistas residentes em Portugal e Galiza.

    O tema deste ano foi Miguel Torga ou a Poética da Vida. O Júri outorgou os seguintes Prémios:

    1º Prémio (Prémio Câmara Municipal de Vila Real ) – Torga, por António Santos (Santiago); 2º Prémio (Prémio Governo Civil de Vila Real) – Torga, por Paulo Santos; 3º Prémio (Prémio Região de Turismo da Serra do Marão) – Torga, por David Pintor; e Menções Honrosas para Torga, por Henrique Monteiro e Torga por António Amado Lorenzo.

    PÚBLICO VOTA NO PORTOCARTOON

    Decorre desde o passado dia 10 de Julho a votação on line “Prémio do Público” no Museu Virtual do Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org), uma iniciativa integrada no IX PortoCartoon-World Festival, do Museu Nacional da Imprensa.

    Os cibernautas podem votar em 35 concorrentes para escolher o seu melhor cartoon, independentemente da escolha feita, em Maio passado, pelo júri internacional do concurso, presidido pelo cartunista francês G. Wolinski.

    Os candidatos são os premiados, as menções honrosas e os finalistas do IX PortoCartoon. Os desenhos em disputa foram enviados de países tão diferentes como a Bulgária, o Brasil, a China, a Itália, a Indonésia, o Irão, a Polónia e a vizinha Espanha, entre outros. A representar Portugal está o cartunista amarantino António Santos com uma caricatura da pintora Paula Rego.

    Para além do tema principal deste ano, “A Globalização”, os trabalhos em votação abordam também outros assuntos da actualidade como a fome, a guerra e a religião.

    O autor do desenho mais votado será convidado pelo Museu Nacional da Imprensa para uma exposição individual em 2007.

    Esta votação decorre também na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, onde está patente a exposição do IX PortoCartoon, com mais de 400 desenhos patentes.

    A votação vai decorrer até 30 de Setembro, na sede do Museu e até 31 de Dezembro no Museu Virtual do Cartoon.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].