Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-07-2007

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Enigmas da sexualidade desvendados junto dos homens e mulheres do amanhã

    Fotos CLÁUDIA GRADE
    Fotos CLÁUDIA GRADE
    "Mais vale prevenir do que remediar" ou "de pequenino é que se torce o pepino", dois velhos e sábios ditados populares que poderiam servir muito bem de ponto de partida para a peça que iremos desenvolver nas próximas linhas em torno da temática da sexualidade juvenil. Levando – talvez – estes ditados à letra, duas psicólogas do Centro Social de Ermesinde (CSE), Joana Barros e Liliana Fernandes, criaram um projecto denominado "Sexualidade e Afectos" destinado a elucidar e aconselhar os jovens utentes dos ATL's do CSE em relação a tudo o que rodeia esta temática. Desenvolvido em grupos – baptizados de grupo da sexualidade – o projecto começou a ser posto à prova, por assim dizer, no Centro de Ocupação Juvenil (COJ) do CSE, onde durante seis meses as duas psicólogas procuraram então desmistificar junto de adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos algumas ideias, ou tabus, em volta da sexualidade.

    Depois da experiência bem sucedida no COJ seguiu-se a intervenção junto dos jovens (com idades entre os 10 e os 13 anos) dos ATL's do CSE, que decorreu ao longo dos últimos dois meses, tendo no passado dia 20 de Julho decorrido, no CSE, a última sessão – do ano lectivo que há pouco findou – de um dos grupos de jovens que integrou o projecto, a qual foi presenciada pel' A Voz de Ermesinde.

    Aproveitámos por isso a oportunidade para trocar umas breves palavras com as duas responsáveis pela iniciativa, as quais nos deram então a saber que este projecto surgiu na sequência de uma lacuna de informação relativamente ao tema verificada junto da comunidade juvenil do CSE. «Nas escolas este tema é tratado com alguma superficialidade e de maneira muito pontual. Constatámos que a maioria dos nossos jovens estava muito pouco esclarecida sobre a questão da sexualidade, e não podemos esquecer que é nestas idades que eles começam a descobrir a sua sexualidade e a ter os primeiros relacionamentos. Como tal, surgiu a ideia de criarmos aqui o grupo da sexualidade, para de uma forma mais contínua e aprofundada esclarecê-los e/ou informa-los sobre diversos aspectos relacionados com a temática, uma vez que em sessões pontuais é mais complicado eles interiorizarem estas noções. No entanto, não só a sexualidade é focada nestas conversas, também abordamos a temática dos afectos, uma vez que uma não pode ser encarada sem a outra. Para haver sexualidade tem de haver amor, carinho. No fundo, o principal objectivo deste projecto é evitar que eles tenham comportamentos de risco no futuro», frisaram as psicólogas.

    foto
    E nesta última sessão do ano lectivo coube ao grupo denominado de "O Mundo da Sexualidade" apresentar aos seus colegas que no próximo ano irão integrar este projecto um pequeno resumo dos conhecimentos adquiridos. "A Sexualidade ao Longo da Vida", "Definições de Sexualidade", "Gravidez na Adolescência", ou "As Doenças Sexualmente Transmissíveis" foram alguns dos sub-temas directamente relacionados com a sexualidade abordados por este grupo de jovens.

    No final da apresentação seguiu-se uma pequena sessão de questões/comentários travada entre os dois grupos de jovens presentes na sala em relação ao trabalho ali visionado.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].