Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-06-2007

    SECÇÃO: Local


    Fraternidade de Nuno Álvares cumpriu 15 anos de vida

    A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA) – Associação de Antigos Escutas do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Núcleo de Ermesinde, cumpriu quinze anos de vida no passado dia 9 de Junho. Assim, escrevo algumas palavras sobre fundação e história desta associação em Ermesinde, neste ano do centenário escutista.

    A FNA é uma associação formada por antigos escutas do CNE em Ermesinde e teve como principal dinamizador o saudoso “Chefe Serafim Campos”. Este antigo Chefe do CNE foi o primeiro a alistar-se na FNA, mas apenas na região do Porto. Já inserido nesta associação, sempre esteve presente nas principais actividades do Agrupamento do CNE de Ermesinde e até como conselheiro em algumas das suas principais decisões. Mas não satisfeito por ser o único a usar o lenço castanho (cor oficial da FNA), decidiu convidar alguns antigos escutas e fundar o Núcleo de Ermesinde. A fundação deste Núcleo ocorreu em 9 de Junho de 1992, com cerca de 15 elementos (associados), sendo o presidente o próprio Chefe Serafim Campos e vice-presidente António Ferreira, tendo o núcleo sede numa sala disponibilizada pelo Agrupamento CNE de Ermesinde, na sua própria sede.

    Desde a data da sua fundação até aos dias de hoje o número de associados tem vindo a aumentar e muitas actividades de cariz escutista têm sido feitas, inicialmente em conjunto com o CNE. Hoje, os escutas da FNA são mais participativos, têm mais actividades próprias e, nestes últimos anos, têm participando em projectos nacionais e regionais. A FNA em Ermesinde está agora muito mais activa.

    Recordando algumas das principais actividades que marcaram a caminhada deste Núcleo de Ermesinde, temos algumas visitas guiadas a zonas históricas do Porto e outras cidades, os “Acampamentos Nacionais” em Mangualde, em 2003, e em S. Jacinto, em 2007, com centenas de participantes, a “Peregrinação Nacional da FNA a Fátima” em 2005, com milhares de participantes, o “Fórum” no Porto, também em 2005, onde escutas de todo o país reflectiram sobre o futuro desta associação, delineando um projecto de actividades até 2010, a “Taça Itinerante”, actividade a nível da região do Porto, que venceu e organizou várias vezes, e outras actividades mais pequenas mas sempre de grande simbolismo escutista, como a participação em acampamentos do VII agrupamento do CNE de Ermesinde.

    Num futuro próximo e durante este ano, a FNA de Ermesinde está empenhada nas comemorações dos 100 anos do escutismo mundial, participando em algumas actividades que irão decorrer ao longo do ano, tendo como ponto alto a recepção da “Chama do Centenário Escutista” na cidade do Porto, em que contamos com a mobilização de milhares de escuteiros e antigos escuteiros. Está também em curso a elaboração de um plano a nível regional em conjunto com a Protecção Civil e com o CNE para ajuda na prevenção e luta contra os incêndios florestais, projecto a concretizar na próxima época de incêndios, mas que servirá de ponto de partida para muitos outros projectos, quer ligados à protecção da natureza quer à solidariedade social.

    Neste momento a FNA de Ermesinde tem como presidente Edmundo Queirós, que também acumula o cargo de vice-presidente da região do Porto.

    Parabéns!

    Por: J. Jacinto Mota

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].