Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2007

    SECÇÃO: Destaque


    DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE

    Ligeira quebra do desemprego no concelho de Valongo

    O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgou as suas estatísticas concelhias relativas ao final do 1º trimestre do ano em curso. Analisando os dados relativos ao concelho de Valongo, através do número de inscritos no respectivo Centro de Emprego, verificamos que o desemprego no nosso concelho teve uma ligeira diminuição, tanto em relação ao mesmo período de 2006, como face ao trimestre precedente (ver Quadro I).

    foto
    O Quadro II apresenta o desemprego distribuído pelas várias vertentes analisadas pelo IEFP, confrontando os dados de Março de 2007 com os do trimestre precedente.

    foto
    Num cenário de descida do desemprego verificamos, pela análise ao Quadro II, que em várias vertentes se regista uma subida do número de inscritos no Centro de Emprego o que tem a ver, necessariamente, com os problemas conhecidos com o encerramento de empresas no nosso concelho, de que é exemplo mais expressivo a Lear. Assim, saliente-se o facto de o desemprego feminino ter subido ao longo deste 1º trimestre e ser bastante superior, em número, ao masculino, representando 60,4% do total dos desempregados no concelho. Também cresce acentuadamente o desemprego de curta duração (menos de um ano), assim como o daqueles que procuram o primeiro emprego. Saliente-se o facto do escalão etário dos 35 aos 54 anos (talvez o mais afectado com o encerramento das empresas) registar a única subida nesta análise por idades.

    foto
    Analisando o desemprego registado nos concelhos do Grande Porto (Quadro III), conclui-se que o concelho Valongo, sendo o que tem menor número de desempregados em termos absolutos, é o segundo mais atingido pelo desemprego quando comparamos com a população residente (6,6%). O ranking é liderado por Vila Nova de Gaia, em qualquer das análises.

    Por: Faria de Almeida

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].