Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 30-04-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-05-2007

    SECÇÃO: Arte Nona


    Entretanto...

    16º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BD DE MOURA

    Decorre desde o passado sábado, 26 de Maio e até ao próximo dia 3 de Junho, o 16º Festival Internacional de BD de Moura, com exposiçõs a decorrer no Convento do Castelo de Moura e a projecção de filmes, homenagens e entrega de prémios no Cine-Teatro Caridade.

    Os homenageados desta edição são José Abrantes e Fabio Civitelli, a quem serão entregues os galardões “Balanito de Honra”, e Catherine Labey, que receberá o “Balanito Especial”.

    O tema da edição é “O Gato”.

    O Festival teve início com uma visita guiada às exposiçções e o lançamento dos “Cadernos Moura BD” n.º 7. Iniciados em 1999, os Cadernos funcionam «como um veículo de divulgação da obra de muitos dos nossos autores junto do público (em especial o público jovem, mas não só) reeditando trabalhos há muito publicados (e hoje, praticamente, esquecidos) ou, em alternativa, inéditos. Depois de Augusto Trigo, António Barata, Isabel Lobinho, Luís Afonso, José Antunes e José Baptista (Jobat), o número sete da colecção é dedicado a José Abrantes». Foram ainda apresentados “Nas garras felinas da sátira” (uma edição da Câmara Municipal de Moura), catálogo da exposição com o mesmo nome, da responsabilidade de Osvaldo Macedo de Sousa, que pretende fazer uma viagem pelo mundo da caricatura e do “cartoon” político, social e desportivo, com o gato como tema base, “O Western na BD Portuguesa” ( também edição Câmara Municipal de Moura), estudo de Jorge Magalhães sobre a temática do “western” trabalhada por autores portugueses. «Uma magnífica publicação», dentro da linha que o Festival de BD de Moura lançou em 2005 (“BD e Ficção Científica – As Madrugadas do Futuro”, também do mesmo autor), «profusamente ilustrada, e que será, certamente, uma peça de colecção para os amantes da 9ª Arte».

    O 16º Festival Internacional de Moura foi também palco de lançamento do “BDJornal” n.º18 (edições Pedranocharco), «hoje em dia, uma referência incontornável no panorama da banda desenhada portuguesa». O Festival de Moura aponta ainda (no que concordamos inteiramente): «O empenho e a dedicação de Jorge Machado Dias (rodeado de uma equipa de colaboradores de respeito) colocam, bimestralmente, nas bancas um jornal (ou revista?) de excelente qualidade. É verdade que o BDJornal não tem concorrência de peso, mas, ainda que a tivesse, não seria fácil fazer melhor...».ontinuação)

    A confirmar, na altura do fecho da edição de “A Voz de Ermesinde” estava o lançamento de “Portefólio”, de José Abrantes (edições Pedranocharco), que reúne alguns apontamentos inéditos de José Abrantes (ilustrações e desenhos avulsos, fundamentalmente).

    Teve ainda lugar nesse primeiro dia uma sessão de caricatura ao vivo com os “cartoonistas” Ricardo Galvão (“A Bola”), Carlos Laranjeira (“Record”) e Per (Pedro Ribeiro Ferreira, (“Revista Magazine”), no Convento do Castelo, e no Cine-Teatro Caridade a projecção do filme “Ghost Rider”, personagem criada em 1972 na Banda Desenhada por Roy Thomas (argumento) e Mike Ploog, dentro do universo das edições Marvel, e agora transportada para o cinema, pelo realizador Mark Steven Johnson. No domingo, além da animação do espaço Ludoteca, voltou a projectar-se “Ghost Rider”. E prosseguiu segunda, terça, e no dia de hoje (30 de Maio), e continuará ainda nos próximos dias quarta, quinta e sexta, a animação do espaço Ludoteca, dedicada aos alunos das escolas do concelho.

    Dia 1 de Junho, sexta-feira, terá lugar a exibição de “300”, de Zack Snyder, filme baseado na Banda Desenhada de Frank Miller que se repete no sábado, dia em que terá lugar a sessão de encerramento, com a entrega dos prémios do 11º Concurso Escolar de Banda Desenhada e do 14º Concurso de BD e “Cartoon” e a entrega dos “Diplomas Moura BD” ao Melhor Álbum Português, Melhor Álbum Estrangeiro e Melhor Álbum Traduzido (em 2006). Haverá ainda a entrega dos Troféus Balanito Especial (a Catherine Labey) e Balanito de Honra (a José Abrantes e Fabio Civitelli) e sessões de autógrafos com estes três autores.

    No domingo haverá ainda nova projecção de “300”.

    Fonte: http://texwiller.blog.com/1774138/

    CENTENÁRIO DE HERGÉ LEMBRADO NA "VISÃO"

    A revista “Visão”, na comemoração do centenário do nascimento de Hergé convidou cinco autores portugueses (João Fazenda, José Carlos Fernandes, António Jorge Gonçalves, Luís Louro e Pedro Massano) a revisitarem Tintin, a mais célebre personagem do autor belga, nascido a 22 de Maio de 1907, em Bruxelas.

    O resultado – cinco pranchas imperdíveis – acompanhadas pelos textos sobre a obra de Hergé, ao longo de 12 páginas, foi publicado na edição do passado dia 17 de Maio daquela revista semanal.

    Fonte: http://kuentro.weblog.com.pt/arquivo/251351.html

     

    Outras Notícias

    · O Mexilha e a descida de divisão

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].