Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2007

    SECÇÃO: Cultura


    “Conferências de Ermesinde” vão ser este ano dedicadas a D. António Ferreira Gomes

    O Fórum Cultural de Ermesinde vai acolher no próximo dia 25 de Maio as II Conferências de Ermesinde, organizadas pela associação Cultural Ágorarte.

    As Conferências serão este ano dedicadas à vida e à obra da grande figura da Igreja Católica e da Cidadania que foi o bispo do Porto D. António Ferreira Gomes.

    É já na noite do próximo dia 25, que com entrada livre no sala de espectáculos do Fórum Cultural, os ermesindenses poderão assistir às II Conferências de Ermesinde, este ano centradas na figura de D. António Ferreira Gomes. Recorde-se que em 2006 as Conferências se debruçaram sobre a vida e obra de Eça de Queirós.

    Nas II Conferências de Ermesinde será conferencista Sua Excelência Reverendíssima D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa e secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, que virá expressamente a Ermesinde para dissertar sobre “D. António Ferreira Gomes – Figura e Magistério Profético”, no ano em que se completam 101 do nascimento do ilustre prelado.

    A Conferência de D. Carlos Azevedo será precedida da execução de duas peças musicais de flauta, por alunos de várias turmas do 6º Ano da Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, pela recitação de um poema de Sophia de Mello Breyner por um aluno – Marlon Carneiro – do 9º Ano do mesmo estabelecimento de ensino, pela exibição do documentário “D. António Ferreira Gomes (1906-1989) Bispo do Porto – Ao Serviço da Liberdade” e por uma apresentação da Conferência a cargo do presidente da Direcção da ÁGORarte, Carlos José Faria.

    Recorde-se que D. António Ferreira Gomes, que viveu exilado pelo regime de Salazar, regressado a Portugal depois do 25 de Abril, viveu os últimos anos da sua vida em Ermesinde.

    Por: AVE

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].