Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-05-2007

    SECÇÃO: Destaque


    REUNIÃO DA JUNTA DE FREGUESIA DE ERMESINDE

    Junta abre concurso para postos de venda de flores e cera nos cemitérios

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    O principal destaque da passada reunião pública da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE), realizada 2 de Maio último, vai para a abertura de um concurso para a exploração dos postos de venda e flores nos dois cemitérios da cidade. O Executivo da Junta deliberou que o concurso decorrerá de 7 a 18 de Maio, sendo que os interessados em alugar os citados espaços deveriam enviar as suas propostas, em carta fechada, dentro do prazo atrás mencionado. Os resultados deste concurso serão então conhecidos numa sessão pública a realizar no dia 18 de Maio, altura em que serão abertas todas as cartas contendo as propostas. De sublinhar ainda que a JFE atribuirá a exploração dos espaços aos candidatos que apresentarem as melhores propostas monetárias, uma vez que o executivo da Junta decidiu não estipular nenhuma renda mensal base.

    Ainda no ponto alusivo à exploração de lojas para venda de flores e cera nos cemitérios, a autarca eleita pela CDU, Sónia Sousa, apresentaria uma proposta para a criação de um concurso para a abertura de uma outra loja – para a venda destes materiais – no cemitério nº 2 de Ermesinde. Isto porque aquele cemitério possui uma pequena arrecadação que, de momento, se encontra inutilizada, propondo então a CDU que a mesma fosse rentabilizada com a abertura de mais uma loja, algo que no seu entender poderia aumentar a receita da Junta. Uma proposta que seria de pronto chumbada pelo restante executivo, tendo o responsável pelo pelouro dos cemitérios, Américo Silva, dito que tal procedimento seria uma ilegalidade, não só porque o regulamento da Junta para os cemitérios não o permite, como também pelo facto de que uma segunda loja iria fazer concorrência ao "inquilino" que ficar com o espaço atrás referido – que a JFE irá levar a concurso, e que a tal arrecadação é necessária aos coveiros para ali guardarem os seus utensílios de trabalho.

    Nesta sessão pública foi ainda feito um balanço das recentes comemorações do 25 de Abril, tendo a socialista Alcina Meireles destacado a presença da ex-atleta olímpica Albertina Dias como uma mais-valia impulsionadora para a participação da população nas corridas levadas a cabo pela Junta de Freguesia.

    Igualmente preciosa foi para si a colaboração do ginásio In Action. Sublinharia ainda o enorme privilégio que teve ao assistir à verdadeira "aula de democracia" dada pelo historiador Manuel Loff, bem como a excelente actuação do grupo Erva de Cheiro. Positivo foi também o balanço traçado pela CDU em relação a estas comemorações.

    De realçar igualmente nesta sessão a proposta apresentada pelo PS com vista às comemorações do Dia da Cidade. Os socialistas propuseram que as ditas comemorações deveriam ter início de manhã, com uma cerimónia solene no Salão Nobre da JFE para a entrega de medalhas de mérito, e final à noite, no Fórum Cultural de Ermesinde, com as actuações do Grupo de Fados de Coimbra "Sons de Coimbra", dos Orfeões Sénior e Juvenil e do Grupo de Música Tradicional Portuguesa da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde. A proposta seria aceite, tendo o presidente da JFE, Artur Pais, ficado de contactar os atrás citados grupos para levar a ideia adiante.

    No período destinado a informações diversas, Pais deu a saber, entre outros assuntos, que o Centro de Emprego de Valongo iria iniciar (no dia seguinte à reunião) uma acção de formação destinada à população desempregada da freguesia.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].